O que é gestão por competência? Entenda aqui!

Para conquistar uma equipe de alta performance, é preciso ter um processo seletivo certeiro, que analise, além das qualidades técnicas, as competências ou soft skills dos candidatos. É necessário que haja um alinhamento entre as expectativas do negócio e o perfil do profissional. Inclusive, as competências estão muito relacionadas com o conceito de fit cultural.

A gestão por competência pode ser implementada também como parte da avaliação de desempenho dos liderados. Dessa forma, ela se firma como uma ferramenta importante para que as organizações fortaleçam a sua cultura e alcancem a performance esperada dos seus talentos.

Continue a leitura e aprenda mais sobre como fazer a gestão por competência!

 

Afinal, o que é gestão por competência?

Gestão por Competência

A gestão por competência é uma estratégia aplicada no gerenciamento do capital humano que atua no alinhamento das expectativas do negócio com as habilidades interpessoais dos seus colaboradores. O ideal é que ela seja implementada tanto no processo de recrutamento e seleção quanto na avaliação de desempenho.

Para ficar mais claro, as competências têm a ver com os valores do negócio e com as habilidades necessárias para o desempenho de uma determinada função. Do ponto de vista da cultura, suponhamos que a sua organização esteja empenhada em desenvolvimento sustentável. Um colaborador que implemente soluções com esse foco está bem alinhado com o que a empresa espera dele.

Agora, pensando quanto à ótica das habilidades de uma função, imaginemos um vendedor. O perfil de profissional para esse cargo tem que ser o de uma pessoa que saiba se comunicar bem e tenha prazer em servir. Um colaborador com a “cara fechada” e com pouca proatividade não seria interessante para se relacionar com o seu cliente, não é verdade?

 

Quais são as suas vantagens?

Conhecer os benefícios de uma estratégia é essencial para definir se ela é viável para o seu perfil de operação. A gestão por competência traz muitos ganhos nítidos para a administração de pessoas do seu negócio, impactando diretamente o alcance do desempenho da sua empresa e, até mesmo, a sua reputação. A seguir, conheça algumas vantagens da gestão por competência.

 

Melhorias nas tomadas de decisões

Quando o gestor conhece quais são os gaps no desenvolvimento dos seus liderados, é possível implementar ações mais precisas nas rotinas. Com esse mapeamento, é viável direcionar os seus colaboradores para as rotas que vão fazê-los otimizar as suas qualidades, bem como aperfeiçoar as habilidades que precisam.

Consequentemente, há um impacto positivo na qualidade das tomadas de decisões dos trabalhadores. Eles se tornam mais protagonistas, assumindo a sua responsabilidade para o alcance das metas e realizando uma autogestão de forma proativa. Também são observadas melhorias nas tomadas de decisões dos gestores, que conseguem aplicar ações, definir tarefas etc. em convergência com o perfil comportamental dos seus liderados.

 

Mais estímulos ao engajamento da equipe

Gestão por Competência

Quando os colaboradores também sabem quais são os seus gaps, eles têm nas mãos o poder de apresentar mais produtividade, além da possibilidade de desenvolver a carreira que desejam. Assim, a tendência é de que o engajamento deles com o negócio seja cada vez mais estimulado. Nesse sentido, reforçamos o quanto é importante ter uma cultura de feedback.

Os gestores precisam compartilhar com os seus liderados os pontos que eles devem melhorar e ajudá-los a desenvolver um plano de ação para conquistar essa evolução. Além de aplicar um cronograma de feedback, uma dica interessante é gamificar o contrato de gestão dos seus liderados. É possível encontrar softwares que façam isso com as rotinas produtivas de um departamento, trazendo, inclusive, relatórios personalizados quanto às competências aprimoradas ou não.

 

Aperfeiçoamento da comunicação

Um dos grandes vilões das falhas de processos e de custos desnecessários do negócio é a comunicação precária. Essa é uma das competências que toda pessoa precisa buscar aprimorar. A comunicação precisa e certeira só é obtida quando é ensinada a prática da empatia e ela é posta em ação.

Com a gestão por competências, é possível alinhar isso, treinar os seus colaboradores e mensurar os resultados. Consequentemente, há um impacto positivo na qualidade da comunicação e interações entre colaboradores, líderes e liderados e fornecedores e clientes. Isso significa que todos os processos do seu negócio são otimizados, influenciando o desempenho financeiro da empresa.

 

Maior qualidade no recrutamento

Você sabia que o custo com turnover pode representar entre 25% e 200% do salário do colaborador? Isso acontece porque todo o ciclo da jornada, tanto como candidato quanto como funcionário, é extremamente oneroso para o negócio. Afinal, nessa jornada, há investimento em:

  • equipe de atração e seleção;
  • employer branding (marca empregadora);
  • onboarding (embarque);
  • treinamentos;
  • remuneração;
  • desligamento;
  • tempo;
  • recursos humanos.

 

Viu como atrair um talento não é fácil? Para um RH estratégico, a gestão de competências torna o processo seletivo mais maduro e certeiro. Assim, o departamento de seleção alcança maior qualidade no recrutamento ao selecionar profissionais com perfis cada vez mais aderentes às funções do cargo pleiteado.

 

Como aplicar a gestão por competência?

Agora que você já conhece o que é e quais são as vantagens da gestão por competência, com certeza, está instigado para implementá-la na sua operação, não é verdade? Para fazer isso com menor índice de falhas, leia as nossas dicas a seguir e coloque-as em prática no seu negócio. Veja só!

Gestão por Competência

 

Mapeie as competências

É preciso começar com um trabalho minucioso de mapeamento das competências por cargo. Parece simples, mas essa não é uma tarefa fácil. É preciso buscar informações no mercado, fazer alinhamentos com o gestor e ainda garantir que tudo esteja em conformidade com a cultura do negócio.

 

Defina critérios de avaliação

Para identificar e acompanhar as competências, tanto de candidatos quanto de colaboradores, é preciso definir critérios de avaliação. As atividades de dinâmica em grupo, por exemplo, são ótimas para identificar uma série de habilidades interpessoais. Outra sugestão interessante, pensando no exemplo que demos no início deste artigo sobre desenvolvimento sustentável, é a aplicação de um teste de integridade.

 

Faça a sua mensuração

Do ponto de vista da seleção de pessoas, é preciso implementar uma forma de pontuação para cada candidato. Isso vai ajudar o analista a mapear quais são aqueles com o perfil mais aderente às necessidades da função. Agora, pensando no PDI (Plano de Desenvolvimento Individual), é fundamental implementar métricas de People Analytics para poder mensurar o aperfeiçoamento (ou não) das competências dos colaboradores.

 

Se esse conteúdo fez sentido para você, compartilhe em suas nas redes sociais para que mais pessoas possam pensar a respeito!

Até o próximo artigo!

Artigo adaptado do original publicado no Portal Goowit.

👉 Acesse nosso site e conheça todos nossos diferenciais!

👉 Acesse também os artigos: “Sentimento de inferioridade: aprenda a mudar sua forma de agir!” e “Turnover: entenda definitivamente o que essa métrica significa

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *