O que é endomarketing deve estar na ponta da língua de todo profissional de RH nas empresas.

Isso porque essa é uma estratégia aliada das organizações, na medida em que aproxima os colaboradores dos objetivos do negócio, ajudando a engajá-los em suas funções, o que também colabora para o resultado das entregas finais.

No entanto, para produzirem os efeitos desejados, as ações de endomarketing devem estar alinhadas com os valores do empreendimento. Além disso, devem ser constantes e, para isso, precisam de um acompanhamento do setor de RH, em parceria com o setor de marketing da companhia.

Ao longo deste artigo, trataremos sobre o que é endomarketing e sobre como implementá-lo em uma empresa. Ótima leitura!

 

O que é endomarketing e qual a sua importância?

Também conhecido como marketing interno, o endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para os funcionários de uma organização, com o objetivo de melhorar a imagem institucional frente aos colaboradores e divulgar produtos e serviços antes que eles cheguem ao mercado.

Como consequência, temos uma equipe mais preparada e motivada para enfrentar os desafios diários dentro de uma companhia, além de haver a formação de representantes para a marca da empresa.

Investir em endomarketing é importante porque os funcionários são responsáveis por uma grande influência dentro das organizações. Ou seja, eles têm contato diário com todos os processos da organização, o que confere a eles uma grande capacidade de opinar e também de influenciar outros indivíduos a respeito dos produtos e serviços da empresa, e da marca de maneira geral.

Por exemplo: imagine uma empresa de seguros. Quando os colaboradores estão muito satisfeitos com o trabalho realizado e as condições laborais oferecidas pela companhia, a tendência é de que esses colaboradores falem mais sobre as vantagens e os benefícios de trabalhar na empresa para o seu círculo de relacionamentos.

Isso ajuda a formar uma marca empregadora, já que as pessoas tendem a ter uma percepção diferenciada a respeito daquele negócio, percebendo o empreendimento de uma maneira mais humana e carismática e, até mesmo, criando um sentimento de gratidão pelo negócio.

Esse sentimento é extremamente benéfico para atrair e manter os melhores talentos do mercado, ainda mais se considerarmos que as novas gerações de trabalhadores tendem a escolher onde desejam trabalhar.

Dessa forma, investir em endomarketing é uma estratégia que todo gestor de RH deve considerar, já que traz uma série de benefícios para funcionários e, principalmente, para empresas. Veja, a seguir, as principais vantagens de se investir nessa estratégia!

 

Funcionários mais motivados

Empresas que investem em endomarketing têm colaboradores mais motivados, pois sabem tudo o que de mais importante acontece na organização. Além disso, eles são verdadeiros embaixadores da marca, uma vez que sentem orgulho de trabalhar para a organização e expõem esse sentimento para seus amigos e familiares, ajudando na divulgação da marca da empresa, tanto nas questões institucionais quanto para a colaboração na formação de uma marca empregadora.

Ademais, os colaboradores motivados ainda são capazes de transmitir seu entusiasmo para os clientes e para os demais públicos de relacionamento, ajudando nos resultados do negócio.

 

Redução da rotatividade de pessoal

A redução do turnover é um dos principais desafios da gestão de Recursos Humanos. Com funcionários bem capacitados e engajados com os objetivos organizacionais, as chances de esses colaboradores deixarem a empresa são bem menores.

Quando a organização ignora a importância do endomarketing, corre o risco de não valorizá-lo da forma que ele espera. Como consequência, a companhia também corre um risco muito grande de perder bons profissionais para empresas que já entenderam a importância de valorizar as pessoas que fazem parte do quadro de pessoal.

Veja que não estamos falando em aumentos salariais ou na concessão de benefícios. Temos várias maneiras de reter os melhores talentos, e uma dessas formas é apostando nas iniciativas de endomarketing. Com ações bem estruturadas, é possível revelar, para os profissionais, que vale a pena investir tempo, conhecimento e futuro na empresa em questão.

 

Melhora do clima organizacional

Com as jornadas de trabalho cada vez mais extensas, investir em um clima organizacional favorável é fundamental para garantir as melhores entregas dos colaboradores. Nesse sentido, as ações de endomarketing colaboram para a formação de um ambiente mais agradável e favorável à produtividade.

Isso acontece porque, se bem estruturadas, as ações de endomarketing ajudam a evitar fofocas, conflitos, estresses, intrigas entre as equipes, dentre outros problemas que podem abalar o clima organizacional.

Ademais, iniciativas de marketing interno bem orientadas podem colaborar para a geração de empatia e de respeito entre os colaboradores, favorecendo a parceria entre as equipes e a construção de um ambiente saudável, inspirador e realmente motivador.

 

Como aumentar a eficiência do endomarketing na empresa?

Não raramente, muitas empresas realizam, de forma equivocada, ações de endomarketing objetivando transformar essas iniciativas em uma vitrine para o cliente final. Quando isso acontece, é comum essa estratégia não funcionar — nem com o cliente final e nem com os funcionários.

Por isso, é importante as ações serem conduzidas pela equipe de RH das empresas, com a ajuda do setor de marketing. Veja, a seguir, como fazer uma campanha de endomarketing de forma eficiente!

 

Faça uma pesquisa entre os funcionários

É interessante você fazer uma pesquisa de clima organizacional entre os colaboradores para entender como eles veem a organização e como avaliam o ambiente de trabalho. Nessa pesquisa, você pode descobrir se eles se sentem reconhecidos e motivados com o que fazem atualmente.

É importante também se esforçar para descobrir o que mais agrada aos colaboradores e quais são os seus hábitos. Essa iniciativa é importante porque de nada adianta propor ações que não vão sensibilizá-los. Assim, com os resultados da pesquisa em mãos, ficará mais fácil propor medidas que possam levar aos resultados esperados.

A pesquisa de clima deve ser uma ação recorrente na empresa para fazer a comparação dos resultados e avaliar os efeitos das ações executadas.

 

Invista na comunicação interna

Para conquistar o engajamento dos colaboradores por meio do endomarketing, é fundamental melhorar a comunicação interna. Para isso, utilize os veículos oficiais da empresa, como jornais, murais, e-mails e outros mais, para informar o que de mais importante acontece na companhia.

Incentivar a comunicação face a face também é relevante, com reuniões e a prática de feedbacks constantes. Ademais, apostar em uma comunicação aberta e transparente é fundamental para conquistar o comprometimento de todos e formar uma equipe realmente comprometida com os resultados da organização.

 

Invista em programas de benefícios

É importante inovar os seus benefícios e oferecer soluções que vão além do plano de saúde e do vale-refeição. Aposte no incentivo a cursos e treinamentos, em atividades culturais, em vale-presentes, em incentivos à prática de esportes, em descontos em farmácias e academias e nas mais diversas facilidades. Todas essas ações servem para elevar a motivação dos colaboradores, ajudando também a aumentar a produtividade.

Como vimos ao longo da leitura, o endomarketing tem uma importância muito grande nas empresas de todos os segmentos e tamanhos, na medida em que engaja os colaboradores quanto aos objetivos organizacionais, informa e também desperta o sentimento de pertencimento, colaborando ainda para a formação de uma marca empregadora forte.

Diante desse cenário, o endomarketing significa estabelecer ações estruturadas para atrair e reter os melhores talentos, melhorando a qualidade das entregas e elevando a produtividade, além de colaborar para a qualidade de vida e para o bem-estar dos funcionários.

 

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Até o próximo artigo!

Artigo adaptado do original publicado no Portal Goowit.

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