Negócios de sucesso têm suas lideranças como principal fator de diferenciação no mercado. Não para menos. Tais pessoas são responsáveis por transmitir aos outros colaboradores os valores e a cultura do negócio, garantindo maior satisfação e produtividade entre eles.

No entanto, sabemos que, para isso, é necessário trabalhar qualidades essenciais nas lideranças. Não basta somente ser uma referência — um verdadeiro líder precisa saber desenvolver outras pessoas e, para isso, deve ser um bom comunicador.

Com a geração Y predominante no mercado e, agora, com a chegada da Z, mais do que nunca, o papel do líder tem sido reforçado: elas não aceitam “chefes”, mas figuras que estimulem o seu crescimento profissional.

Neste artigo, descubra os passos necessários para que você desenvolva a liderança de sua empresa de forma eficaz. Boa leitura!

 

Ofereça treinamentos às lideranças

Treinamento

A base primordial para o desenvolvimento de qualquer profissional é o treinamento. Investir em capacitação é essencial para construir líderes cada vez mais influentes e mais aderentes ao propósito do seu negócio. Uma verdadeira liderança não é aquela que tem somente capacidade técnica, mas aquela que tem habilidades interpessoais, ou soft skills, essenciais para conseguir realizar um gerenciamento de pessoas inteligente.

É importante lembrar que os líderes lidam diariamente com dois dos principais ativos do seu negócio — colaboradores e clientes. Por isso, eles devem refletir diariamente os valores e a cultura corporativa. Fazer a gestão de pessoas é essencial para o sucesso da empresa, uma vez que ela trabalha com pessoas e para pessoas.

O profissional pode ter o currículo mais impressionante possível, mas, se ele não souber lidar com o capital humano, negociando e persuadindo, ele vai falhar no cargo de liderança. Ser líder é trabalhar sob três óticas de sucesso: o próprio, o da empresa e o do liderado. Isso significa que esse profissional precisa ter, no DNA, a vontade de contribuir para o desenvolvimento de outros, sendo essa a maior diferença entre um chefe e um líder.

 

Comunicação

Desenvolva a liderança

Pensando na gestão de pessoas, um líder precisa ser um bom comunicador. Isso porque, sem uma comunicação democrática, ou seja, que seja compreendida por qualquer interlocutor, é impossível alcançar a alta performance. Sem comunicação, os processos tornam-se mais burocráticos, o que impacta diretamente a experiência do seu cliente.

Além disso, a ausência de transparência é motivo para equívocos constantes em processos. Por isso, é essencial investir em treinamentos de comunicação para líderes.

Eles estão sempre negociando: seja com áreas de interface, seja com clientes, seja com liderados. Um gestor sem poder de persuasão acaba não conquistando a posição de referência, e isso impacta o desempenho da área, bem como o engajamento da equipe.

 

Accountability

Responsabilizar-se pelas ações e processos é uma das principais características de uma liderança de sucesso. Não se fundamentar em desculpas é uma das qualidades básicas de um gerenciamento inteligente. Em grandes empresas, principalmente, é muito comum ver gestores justificarem o insucesso ou o não cumprimento de um prazo, por exemplo, com uma ação pendente de uma área de interface.

Gerenciar significa, exatamente, dar conta de criar caminhos alternativos frente aos desafios de qualquer estrutura de negócios. Isso significa que um gestor eficiente é aquele que consegue olhar para o “meio ambiente” em que se encontra e criar rotas para alcançar o seu objetivo. Então, o líder precisa ter a inteligência emocional mais apurada para conseguir visualizar o macro.

 

Foque o desenvolvimento contínuo

Desenvolvimento

Um erro muito comum nas empresas é pressupor que os líderes nascem prontos. A verdade é que há profissionais que têm, sim, um perfil mais voltado à liderança. No entanto, é necessário desenvolvê-los sempre. Mesmo que ele já seja reconhecido por um grupo, enquanto até mesmo a própria empresa não tenha feito isso formalmente, o líder precisa passar por um desenvolvimento contínuo.

Os treinamentos que citamos acima são alguns exemplos. O seu negócio pode — e deve — criar uma grade aderente ao perfil do seu produto e/ou serviço. É necessário sempre reforçar a cultura da empresa para os líderes e, principalmente, compartilhar com eles os resultados das pesquisas de clima, por exemplo.

As empresas precisam focar a integração entre as lideranças e, principalmente, o compartilhamento das funções de cada área. Quando um profissional não conhece as interfaces e os impactos do seu departamento em outros, ele tende a desenvolver uma gestão míope.

Nesse sentido, em vez de desenvolver soluções certeiras para o negócio, acaba sendo induzido ao erro e criando um plano de ação restrito, que, na prática, não vai conseguir conquistar o resultado esperado.

 

Promova a cultura de feedback

Desenvolva a liderança

Acima, falamos sobre a pesquisa de clima organizacional. Ela é a melhor fonte para o desenvolvimento de lideranças. Afinal, se você não sabe os pontos nos quais são necessárias melhorias, como evoluir tanto como pessoa quanto como profissional? Por isso, é essencial promover a cultura de feedback para os líderes.

Esse é um ponto muito interessante, porque um líder precisa saber ouvir: a humildade é uma das principais características de uma liderança e um dos motivos pelos quais ela conquista a confiança dos liderados. Líderes criam pontes em vez de barreiras. Eles entendem que somente o diálogo com transparência e respeito é capaz de engajar uma equipe.

Nesse sentido, o fortalecimento da cultura de feedback não deve ser feito somente da plataforma para o líder. Ele também deve fazer isso com os seus liderados. O feedback é a oportunidade que cada profissional tem para conhecer (e reconhecer) os seus gaps e, assim, conseguir desenvolver um plano de ação para o seu desenvolvimento profissional.

 

Alinhe sempre as expectativas da empresa

Isto é essencial para o sucesso de qualquer negócio: alinhar sempre as expectativas da empresa, tanto no desenvolvimento da liderança quanto no desenvolvimento de qualquer outro colaborador. Quando um profissional desconhece o quadro de valores da empresa, com certeza, as chances de ele não conseguir desempenhar a sua função com alta performance são grandes.

O melhor momento para esclarecer quais são as expectativas da organização é no onboarding (boas-vindas) dos colaboradores. Muitas empresas negligenciam essa etapa, mas ela é primordial para o desempenho de qualquer profissional. É necessário ressaltar que o processo seletivo pode ser considerado uma etapa dentro do onboarding.

Por isso, ele deve refletir quais são os valores da marca. Esse é o primeiro momento em que o profissional entra em contato com o seu negócio, e a percepção, a imagem que ele constrói em relação à sua empresa é determinante para que a sua jornada como colaborador seja de sucesso ou não.

As empresas que conseguem promover o alinhamento das expectativas conquistam o engajamento de funcionários. Um líder engajado reflete na equipe, sendo uma das ferramentas essenciais para isso o desenvolvimento de liderança. Diversos indicadores do negócio são impactados, como a experiência do cliente, o employer branding, a pesquisa de clima, o turnover (rotatividade) e os custos com o capital humano.

 

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👉 Artigo publicado originalmente em Portal Goowit

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