Começo este post lhe fazendo algumas perguntas: Você cometeu algum erro na última semana? Já fracassou naquele objetivo que você tinha certeza que iria realizar logo na primeira tentativa? 

Se sua resposta foi “sim” para qualquer das perguntas, relaxa! Não tem problema. Errar, talvez, é a parte mais importante do processo. É através do erro que você pode perceber e melhorar as falhas que existem em seu projeto.

Portanto, não encare como um fracasso. Pelo contrário, o erro aqui, deve ser o seu melhor amigo, pois ele irá te dar o feedback mais sincero para que você conquiste seu objetivo de forma plena. 

Não acredita? Continue a leitura. Vou te provar que é real, sim.

 

Seja amigo do erro

Erro

Cientistas e especialistas da Pedagogia já anunciaram: o erro é uma etapa fundamental do processo de aprendizado. 

A matemática é bem simples: pessoas que realizam muito, já erraram muito; pessoas que não realizam nada, também não erram. 

Observe a figura de grandes empresários, políticos e toda a variedade de indivíduos bem-sucedidos na sociedade. Se você começar a investigar a vida dessas pessoas, vai ver que eles cometeram várias falhas ao longo do caminho para chegar onde estão hoje. 

A diferença deles para os fracassados, é que eles aprenderam com os erros e não desistiram.

Agora, diante do que foi exposto, queremos que você reflita:

  • O quanto você já perdeu por não ter coragem suficiente para errar e se arriscar em voos maiores?
  • O que te impede de prosseguir com a certeza de que errar faz bem ao conhecimento humano?

 

Sabemos que você deve pensar que isso é uma tarefa difícil, mas não é. Vou te ajudar! 

 

Comece pelo começo

Planejamento

Quando você for começar uma empreitada — seja ela grande ou pequena, ambiciosa ou simples — planeje, pense, trace seus objetivos de forma organizada e cuidadosa. Porém, se algo der errado, não tem problema. 

Quem é realizador já errou — e muito. Então, não se puna e nem se martirize por errar. Errar é necessário, pois é um aprendizado e, consequentemente, é uma conquista, devido o novo conhecimento adquirido.

 

Tenha humildade com os erros

Um bom começo para conviver bem com seus erros é assumindo-os. Não tenha medo, nem vergonha de dizer: “Eu errei, me perdoe. Vou começar de novo!” 

Mas atenção! Quando for realizar algo — seja uma tarefa ou um objetivo — não vá com a intenção de tentar. Não tente nada!

Tentar é para fracassados, para quem não consegue.

 

Tentar é uma desculpa de quem sabe que não vai conseguir

Erro

Não tente, apenas faça! E não vai ter problema algum caso não consiga o que desejava. Aprenda com o erro, mude rapidamente a rota, faça diferente e “corra para o abraço”! 

Jogue fora a palavra “tentar”. 

Erre quantas vezes forem necessárias, mas aprenda sempre. Tenha como modelo os magnatas e as pessoas de sucesso. 

Todos eles erraram muito e agiram o quanto foi necessário, utilizando quantos métodos eles precisaram para conquistarem o que têm hoje.

 

Confie em você

Confie em você

Aceite que é um humano, que errou e vai continuar errando. Mas também aceite que pode aprender com seus erros e continuar. Continue sempre! Assim, você vai se tornar cada vez mais autoconfiante.

Pare para refletir: quem ainda merece o seu pedido de desculpas, o seu reconhecimento de que errou? 

Será que muita coisa na sua vida não mudaria se você se colocasse em uma posição de humildade, vulnerabilidade e admitisse seus equívocos?

Talvez essa seja a explicação para que a sua rotina hoje não tenha nenhuma surpresa, continuando a ser sempre a mesma coisa. 

Quer se aprofundar em seu autoconhecimento e entender melhor como pode encarar o erro como um parceiro e não como inimigo? Então, e você terá acesso direto a meu WhatsApp. Terei o maior prazer em bater um papo contigo e entender melhor sua necessidade. Faça parte do grupo de pessoas que são verdadeiros capitães de suas vidas. Que não tem medo de errar, que sabem que errar faz parte do processo e nunca param. Estou a sua disposição. Aguardo seu contato. 😉 

 

O artigo foi de acordo sua necessidade?

Coloque sua opinião nos comentários. 😉

Te encontro no próximo artigo!

👉 Artigo adaptado do original publicado em Febracis Blog.

👉 Acesse também os artigos: “Motivação para Vendas: Dicas para uma equipe imbatível” e “Memórias positivas: eliminando emoções negativas em momentos de crise

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *