Acredite, apenas ter uma equipe qualificada não garante por si só a obtenção de resultados excelentes em sua empresa. É necessária também a motivação para vendas a fim de que as metas sejam incansavelmente buscadas.

Não apenas isso. Uma equipe engajada está sempre focada em desenvolver-se, proporcionando um ambiente produtivo e colaborativo.

Cabe então à gestão da empresa, realizar um planejamento estratégico junto ao setor de RH, com o objetivo de buscar essa motivação para vendas. Alternativas que façam as pessoas se sentirem parte do crescimento da organização e queiram desenvolver-se junto com ela.

É esse o principal mote deste artigo: apresentar para você algumas dicas essenciais para gerar mais motivação para vendas e qualificar cada vez mais os seus profissionais.

Boa leitura!

 

Os benefícios em praticar a motivação para vendas

Motivação para Vendas

Que a motivação é um ingrediente indispensável para os resultados da empresa, isso não se discute. Os profissionais felizes produzem mais — e melhor.

Só que essa é só uma das pontas da busca por engajamento das equipes, sejam elas de vendas ou de qualquer outro setor de uma organização.

Abaixo, destaco outros pontos que podem ser benéficos e geram um desenvolvimento mais sustentável às empresas:

  

Autoestima dos colaboradores

Incentivos por parte da empresa, aumentam a autoestima dos seus profissionais. E, consequentemente, promovem a confiança deles.

Isso faz também com que eles se desafiem mais, proponham mais e apresentem uma “insatisfação” maior com os mesmos resultados e processos. Algo que parte, portanto, do estímulo que a gestão dá aos seus colaboradores para crescerem com a empresa.

 

Mais otimização de tempo

A motivação para vendas faz com que a atenção plena no trabalho seja maior. Sendo assim, os profissionais distribuem melhor seu tempo produtivo e trabalham em soluções que mantenham — ou aumentem — o nível de excelência. Porém, com menos estresse e obstáculos no caminho.

Saliento, ainda, que isso também é um exercício que a gestão da empresa deve buscar e oferecer às suas equipes. Algo que vem por meio da reavaliação dos processos, da busca por investimentos (em tecnologia, por exemplo) e da harmonia no ambiente de trabalho.

 

Crescimento pessoal

A motivação para vendas faz com que os profissionais do setor também queiram retribuir à empresa. É uma via de duas mãos: o gestor gera os estímulos e eles respondem com excelentes resultados e com uma apetite maior para se qualificar, gerando um círculo virtuoso para os profissionais e para a empresa.

 

Melhorias nos relacionamentos interpessoais

Ambientes colaborativos agregam mais, integram e proporcionam rotinas menos atribuladas. A harmonia é um fator determinante para manter a motivação elevada.

Sem falar que isso ajuda a minimizar os conflitos — que são reflexos imediatos de uma gestão pouco estratégica e consequência direta para a alta rotatividade, na empresa, e na falta de resultados positivos.

 

Os desafios em manter a motivação elevada

Motivação para Vendas

É claro que uma mudança estrutural impacta a rotina e a produção de um empreendimento. No caso da motivação para vendas, isso se evidencia em alguns pontos específicos.

Por exemplo: a resistência que muitos gestores encontram em identificar as melhores soluções para engajar a sua equipe, uma vez que ele tem pouco conhecimento sobre eles.

Como, afinal de contas, propor melhorias se o perfil dos seus colaboradores não está devidamente mapeado? Esse conhecimento é determinante para a elaboração de estratégias que impactem, positivamente, as equipes.

Além disso, os processos de comunicação tendem a ser desafios para a composição de uma estratégia focada em motivação para vendas. Especialmente, quando não há transparência, objetividade e clareza nas informações dispostas.

É comum que a gestão apresente novidades sem, antes, consultar os colaboradores. Ou até mesmo que imponham as mudanças sem explicar os motivos e tampouco os resultados esperados.

Profissionais que ficam “no escuro” têm mais dificuldades para comprar o discurso de sua liderança. O envolvimento deles, por sua vez, é crucial para que o crescimento seja percebido, avaliado e reconhecido por todos.

 

4 dicas para desenvolver mais motivação para vendas

E então, até aqui deu para sentir o quanto um ambiente colaborativo e focado no desenvolvimento dos profissionais pode ser um diferencial e tanto na empresa?

Que tal avaliar, agora, algumas alternativas que podem ser seguidas e implementadas, internamente, visando o aumento de motivação para vendas nas suas equipes?

 

1 – Reconheça mais os esforços e as conquistas

Líderes que ouvem, são receptivos e, principalmente, sabem reconhecer os esforços e as conquistas de suas equipes têm muito mais chances de engajar a motivação dos colaboradores.

Afinal de contas, são essas celebrações que aumentam a confiança deles, que incentivam a busca por resultados e agregam mais disposição para alcançar novas conquistas.

As gratificações — se possível — também podem variar, indo desde uma cultura de feedbacks que premia os seus talentos internos, a pequenas competições que ajudam a aumentar o engajamento dos profissionais.

 

2 – Eventos de integração

Pode ser um happy hour, uma festa interna ou mesmo grandes confraternizações: os eventos corporativos contribuem com a sociabilidade de todos e também serve como recompensa para os momentos de elevado estresse e produtividade da equipe.

Esse clima de integração e entrosamento também ajuda no dia a dia. Afinal de contas, a socialização é um elemento que gera empatia e faz com que as pessoas enxerguem melhor os desafios e dificuldades que as outras equipes enfrentam.

Consequentemente, pode-se gerar mais motivação para vendas a partir do engajamento coletivo e dessa percepção mais humanizada.

 

3 – Treinamentos

Treinamento

A capacitação é uma maneira pontual e efetiva de qualificar gradualmente a sua equipe e, ainda, agregar mais conhecimentos a cada um deles.

É algo que vai promover uma retribuição natural e genuína dos seus vendedores: ao verem o incentivo e investimento nas suas capacidades, eles vão devolver em resultados e na construção de suas carreiras ali, servindo como ferramenta de retenção de seus talentos.

 

4 – Cultura de avaliações de desempenho e planos de carreira

Por fim, vale apontar uma questão complementar: a avaliação de desempenho periódica, e o plano de carreira para os talentos da empresa.

O primeiro ponto ajuda na construção de uma equipe coesa e focada em resultados, à medida que o segundo aspecto contribui para a ambição e gana em almejar um lugar de destaque na organização, em curto, médio ou longo prazo.

Tudo varia, é claro, do mapeamento que a empresa faz para identificar as melhores condições a serem propostas. Quando os profissionais percebem que existe um espaço para o seu crescimento, e que isso faz parte do planejamento da empresa, a sua receptividade é maior e ele vai se esforçar gradativamente para alcançar os seus objetivos.

Sem falar que isso cria uma percepção de marca invejável para o seu negócio. Mais profissionais vão se interessar pela empresa, e vão se ofertar para trabalhar com você, o que é um diferencial e tanto na atração de novos talentos.

 

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Até o próximo artigo!

👉 Artigo adaptado do original publicado em Febracis Blog.

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