Cultura organizacional: entenda o que é e qual a sua importância!

A cultura organizacional é a identidade da empresa a partir de um conjunto de ideias, de características, de hábitos, de crenças e da forma como é guiado o negócio.

Agora, você deve estar se perguntando qual é a importância disso em uma organização. A resposta está diretamente ligada à motivação de seus colaboradores, pois uma instituição que não tem clareza ou uma cultura forte acaba perdendo seus funcionários.

Se a taxa de turnover da sua empresa está alta ou não existe engajamento entre os colaboradores, sua comunicação corporativa está falha. Confira neste artigo minhas dicas sobre este importante tema.

Boa leitura! 

 

Afinal, o que é cultura organizacional?

Se a cultura organizacional está relacionada a tudo o que guia uma corporação, é preciso entender que ela não se constrói da noite para o dia, é necessário ter consistência e rotina.

Essa transparência e esses hábitos são desenvolvidos por todos os membros da empresa. Por isso, a comunicação deve ser alinhada, e a linguagem clara, a fim de que todos estejam cientes dos valores, da missão e das ideias.

 

Qual a importância para o desenvolvimento do negócio?

Cultura Organizacional

Se a sua companhia tem problemas com a comunicação interna, engajamento entre os colaboradores e elevadas de turnover, você precisa focar em estratégias de mudança da cultura organizacional.

Quando os profissionais não estão alinhados aos valores ou têm dificuldades de atuar de acordo, é possível gerar uma crise interna. É de responsabilidade dos gestores e do setor de recursos humanos alinhar esses propósitos, a fim de trilharem o mesmo caminho para o sucesso da empresa.

Além disso, os problemas nesse sentido além de interferir na integração entre colaboradores e setores, pode também refletir na produtividade das equipes. Com o objetivo de que isso não aconteça, é essencial ter um canal de comunicação no qual os colaboradores tenham acesso aos valores claros da instituição. E, acima de tudo, que os gestores cobrem esses aspectos dos colaboradores e ajam rigorosamente alinhados ao que está estabelecido na cultura, afinal a mudança começa pelo exemplo.

 

Quais são as vantagens de uma cultura organizacional bem direcionada?

Redução de custos

A partir do entendimento completo das principais características organizacionais alinhadas aos princípios, é possível ter redução de custos. Uma vez que todos passam a pensar da mesma forma, geram mais produtividade e diminuição de despesas operacionais.

 

Melhoria na retenção de talentos

Ao ter um alinhamento claro e objetivo, que pode ser passado da mesma forma aos colaboradores, você passa a ter uma melhoria de profissionais. Afinal, fica mais fácil a compreensão sobre o que aquela empresa quer passar adiante.

 

Elevação da interação e da motivação

Quando gestores e funcionários estão integrados pelo mesmo caminho, passam a ver resultados a partir dos seus esforços, sabendo que estão fazendo mais por algo em que acreditam.

 

Maior satisfação dos clientes

Com os processos e pessoas bem organizados, é notável a satisfação dos clientes. Eles conseguem perceber uma linha horizontal de trabalho, de modo que os gestores e colaboradores falam a mesma língua e passam a mesma mensagem. Dessa forma, geram mais clientes para a instituição a partir de suas demandas bem atendidas.

 

Como nasce a cultura organizacional?

Cultura Organizacional

Uma cultura organizacional consistente nasce ainda durante a abertura de uma vaga ou na contratação de um novo profissional. Pode também ocorrer quando ele passa a ter acesso a treinamentos e alinhamentos internos e vai se fortalecendo durante o período de passagem pela empresa.

Além disso, com informações claras sobre o que a empresa deseja, o setor de recursos humanos, tem como identificar melhor os tipos de perfis para buscá-los no mercado. Ou seja, pessoas que tenham semelhanças com os princípios daquele lugar.

Produtos e serviços, normas e procedimentos internos também compõem o espelho do que a corporação quer transparecer. Como está este alinhamento com os funcionários? Diz respeito ao perfil que se deseja atrair?

Pessoas não são movidas apenas pelo dinheiro. Mesmo com a crise e o desemprego no país, os índices de insatisfação estão cada vez mais altos. Ou seja, é preciso ter clareza de todos esses pontos a fim de atrair as pessoas certas aos cargos corretos, com o objetivo de gerar satisfação.

 

Então, como desenvolver uma cultura organizacional forte?

Para alcançar uma comunicação efetiva dos valores da empresa, é preciso que haja colaboração a fim de promover a compreensão por todos. Pensando nisso, é necessário contar com os funcionários. Saiba como desenvolver a cultura organizacional de maneira correta.

 

Identifique os colaboradores

Cultura Organizacional
Cultura Organizacional

Antes mesmo de aplicar novas estratégias para a construção de uma cultura organizacional forte, é preciso fazer uma análise dos colaboradores atuais, de modo a compreender se todos eles (ou boa parte) estão alinhados aos bons hábitos que a marca busca. Caso não estejam, elabore formas de integração por meio de treinamentos, por exemplo.

Após essa análise, desenhe o perfil ideal das próximas contratações e faça questão de encontrá-los nos próximos processos seletivos.

 

Invista no desenvolvimento contínuo

A cultura organizacional bem construída requer desenvolvimento contínuo entre os funcionários. Por isso, avalie de que forma eles vêm sendo desafiados a partir do que a empresa espera.

Conte com profissionais e empresas especializadas. Eles podem lhe ajudar caso você tenha dificuldade de interação entre os membros. Ou até mesmo, de encontrar pessoas com o perfil adequado.

 

Tenha clareza nos objetivos e na comunicação

A fim de buscar bons resultados, é preciso ter a comunicação clara (e os objetivos também) para com os profissionais atuais. Afinal, você não pode cobrar algo que não esteja disposto de forma fácil para eles.

Analise os canais atuais e compreenda que melhorias devem ser feitas. Se não há um meio de comunicação efetivo, é hora de criar algo que fique exposto e seja trabalhado diariamente dentro da instituição.

Faça uma pesquisa de satisfação, peça feedbacks e veja a partir das respostas, o que seria melhor para a empresa.

 

Conte com a liderança

O setor de RH não conseguirá controlar o processo de cultura organizacional sozinho. Chame para fazer parte dessa estratégia, os líderes e gestores de equipe. Eles devem ser os responsáveis por repassar as mudanças que estão sendo propostas. Dessa forma, fica mais fácil também o acompanhamento.

Como você pôde perceber, para o crescimento da empresa é muito importante que se tenha uma cultura organizacional alinhada e propagada entre os funcionários. Por isso, seja consistente!

 

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Até o próximo artigo!

👉 Artigo publicado originalmente em Portal Goowit

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