Estipular metas na sua vida é uma maneira de agregar foco, disciplina e motivação constantes para o alcance delas. Mas a força de vontade não é o único combustível para manter a sua produtividade.

Isso porque existem diversos fatores — físicos, psicológicos e externos — que podem impactar diretamente (e de maneira negativa) na busca da realização dos nossos sonhos.

Neste post, vou falar um pouco a respeito dos principais hábitos saudáveis do dia a dia que podem elevar a sua produtividade. Confira como melhorar a sua performance gradualmente até que a realização dos seus sonhos se torne uma prática corriqueira!

 

O que é a produtividade?

Produtividade

A produtividade não é apenas um sonho de gestores. Seja para a realização de objetivos pessoais ou profissionais, essa capacidade de fazer mais, e melhor, com menos esforço e uso de recursos é uma grande conquista, independentemente do que você esteja em busca.

E, como adiantamos, não basta desejar e ter foco nisso: a produtividade é o resultado de uma série de atitudes, pensamentos e comportamentos que vão agregar, naturalmente, aos seus hábitos e, assim, gerar esse retorno tão positivo.

 

O que pode prejudicar a sua performance?

Antes de avaliarmos os aspectos positivos, é bom entender que muitas coisas, no dia a dia, jogam contra o aumento da sua produtividade — na maior parte das vezes, de maneira inadvertida.

Pode ser, por exemplo, o acúmulo de estresse que dificulta a sua concentração na tarefa. Outras vezes, são as historinhas que contamos para nós mesmos e nos iludimos quanto às nossas capacidades.

Existe também a falta de uma boa gestão do tempo, prejudicando a entrega de responsabilidades no prazo. E até mesmo os colegas que atrapalham a concentração com brincadeiras e solicitações fora de hora, quebrando o foco.

Que tal vermos, então, como promover a sua produtividade?

 

Quais são as melhores dicas para aumentar a produtividade?

Abaixo, selecionamos 8 dicas que vão fazer toda a diferença no aprimoramento contínuo da sua produtividade!

1. Tenha mais qualidade de sono

Comece por avaliar a qualidade do seu sono. Afinal de contas, noites mal-dormidas resultam em cansaço no dia seguinte, além de falta de concentração e disposição para alcançar seus objetivos.

Para o seu dia ser mais produtivo, adquira o hábito de acordar cedo. Dessa forma, você terá mais tempo para tomar café da manhã, fazer exercícios físicos, ler o jornal e então ir para o trabalho. Acorde 30 minutos antes do costume e você verá resultados incríveis.

A seguir, selecionamos algumas boas dicas para isso, como:

  • Descubra o seu ritmo. Por exemplo: existem pessoas mais produtivas à noite; outras, logo pela manhã. Entender o seu próprio ritmo faz com que você use a produtividade no momento certo, todos os dias;
  • Crie uma rotina para o seu sono vir, sempre, no mesmo horário, e condicionando-o para a mesma média de horas de sono. Para isso, crie o hábito de ir para a cama na mesma hora, mais ou menos, e em acordar de maneira regular também;
  • Evite o uso do celular ou computador logo antes de dormir. Essas atividades podem manter o cérebro mais alerta, o que interfere na facilidade de cair no sono;
  • Se a insônia bater à porta, não fique revirando-se na cama. Leia um livro ou faça uma atividade relaxante para espantar a ansiedade, e não alimentá-la;
  • Para evitar a ansiedade, outra dica interessante é o planejamento antecipado do dia seguinte. Assim, você se preocupa menos com as tarefas do dia a dia, já que todo o seu cronograma foi desenhado.

 

Viu como o sono pode afetar (positiva ou negativamente) a sua produtividade?

 

2. Pratique exercícios físicos 

produtividade

Os exercícios trazem múltiplos benefícios para o corpo e para a mente, o que melhora a produtividade. Por exemplo: o aumento do fluxo sanguíneo e a ativação do metabolismo, características que podem ajudar você a ter mais disposição para as suas tarefas.

Sem falar que, ao encontrar uma atividade física que tenha a ver com você, é possível espantar o estresse e a ansiedade. Assim, você vai conseguir montar um cotidiano muito mais focado no seu bem-estar e em mais qualidade de vida.

 

3. Evite acumular tarefas

Não precisamos lembrar você, mas não somos máquinas. Nem mesmo os computadores conseguem acumular tantas tarefas ao mesmo tempo. Por que nosso cérebro conseguiria?

Assim, foque a sua produtividade em menos tarefas, e nas mais urgentes. Fragmente os grandes projetos e divida-os com outras pessoas, se possível. Saiba os seus limites e, então, monte uma rotina menos estressante e que permita, ao menos, que você acumule vitórias — grandes ou pequenas, não importa.

 

4. Lute contra a procrastinação

produtividade

A kryptonita da produtividade: a procrastinação. É ela que sussurra, no ouvido, que “é possível deixar para depois” até que seja tarde demais ou que você tenha que correr contra o tempo para entregar as suas tarefas em dia.

Por isso, evite fazer os seus projetos em locais que contribuam com a sua distração, lembre-se do seu horário de produtividade e estabeleça metas diárias (podem ser pequenas, como já dissemos): o importante é manter a mente e o corpo ocupados para quando a procrastinação tentar, você vai estar com o foco elevado demais para dar atenção a ela.

 

5. Organize a sua vida

Parece besteira, a princípio, mas faz muito sentido. Quando a sua vida está mais organizada, você responde melhor às tarefas e também aos imprevistos que ocorrem no dia a dia. 

Lembre-se apenas, que a organização não precisa ser uma reviravolta grande: basta colocar a sua mesa de trabalho em ordem, conhecer o seu cronograma e saber afastar-se das distrações. Isso é um começo e tanto. Afinal, o perfeccionismo não faz bem quando exacerbado. Respeite-se, e você vai longe!

 

6. Recompense-se

Ótima maneira de manter a produtividade elevada: crie pequeninas metas, ao longo do dia, e recompense-se após atingi-las. Pode ser um descanso de 5 minutos, por exemplo, após uma hora inteira de dedicação ao seu projeto principal — ou mesmo um docinho fora de hora.

Avalie o que é um prêmio, para você, e crie esse hábito motivacional. Com o tempo, você vai cumprir as suas metas sem lembrar-se, até, dessas recompensas.

 

7. Cuide da sua alimentação

produtividade

Assim como o sono, os seus hábitos alimentares influenciam a sua produtividade em ambas as direções. Se você ainda duvida, experimente almoçar um prato pesadíssimo (como lasanha ou feijoada) e siga para o trabalho, logo em seguida. Vai ser muito, muito difícil — para dizer o mínimo.

Abaixo, resgatamos algumas dicas simples e funcionais para você transformar a sua alimentação em uma valiosa aliada da sua produtividade. Veja só:

  • Siga uma rotina para se alimentar, isso ajuda a regular o seu relógio biológico;
  • Deixe os seus pratos mais coloridos — literalmente —, pois isso pode criar um padrão nutritivo que vai ajudar a se transformar em energia para a realização do seu trabalho;
  • Faça exercícios leves, após a refeição, para ajudar na digestão e na movimentação do sangue (e espantar aquela preguicinha);
  • Conheça bem os limites do corpo. Evite os excessos antes das atividades, como mencionamos acima;
  • Não pule refeições. Isso acaba com a disposição do corpo e da mente, ao longo do dia;
  • Experimente o auxílio complementar com alimentos que ajudem na concentração e na sua disposição.

 

Vale a pena entender os pontos acima, para usá-los em seu benefício!

 

8. Beba mais água

produtividade

Por fim, hidrate-se. Não é brincadeira, beba muita água porque esse hábito ajudam na melhoria de habilidades cognitivas e, assim, a sua produtividade é mantida a partir de mais foco e concentração naquilo que você está fazendo.

E então, deu para entender um pouco mais a respeito do uso desses hábitos benéficos para alcançar mais produtividade todos os dias? Agora, se estiver em busca de mais conhecimento sobre o assunto, aproveite para curtir minha página no Facebook e me seguir no Instagram e YouTube!

 

Gostou do artigo? Deixe sua opinião nos comentários.

Amo feedback. 🤗

Até o próximo artigo!

👉 Artigo publicado originalmente em Febracis Blog

👉 Acesse também os artigos: “Autoconhecimento – O recurso que vale milhões” e “Inteligência Emocional – O que significa?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *