Se perguntassem como é a sua comunicação, como você a descreveria?

Caso você consiga combinar uma escuta ativa, o poder de síntese e ainda souber se posicionar, você pode afirmar que a sua comunicação é assertiva. 

Além de ser uma habilidade cada vez mais buscada entre as pessoas que querem se destacar pessoal e profissionalmente, a comunicação assertiva pode ser a sua principal aliada na resolução de conflitos, redução de ruídos da comunicação e na garantia de boas relações interpessoais. 

Porém, se a sua resposta foi diferente dessa, confira neste artigo a importância da comunicação assertiva e 5 bons motivos para você desenvolver essa habilidade.

 

O que é comunicação assertiva?

A comunicação assertiva é simples e direto ao ponto. Ela permite que as informações circulem com clareza e que o receptor entenda o conteúdo da maneira como o emissor a pensou.

Ao defender o seu ponto de vista, sem prejudicar ou ofender o receptor, a comunicação traz o efeito ganha-ganha – que é bastante conhecido dentro de negociações, onde todas as partes saem beneficiadas. Dessa maneira, o emissor alcança o resultado esperado e estabelece um diálogo respeitoso e assertivo com o receptor.

 

Diferenciais da comunicação assertiva

Comunicação Assertiva

Existem diferentes maneiras de se comunicar, e vamos usar como exemplo dois modos de comunicação: a agressiva e a passiva

Para a comunicação assertiva, as principais características são o posicionamento e o respeito. Essa combinação permite que você demonstre seus argumentos sem ofender ou atacar as outras partes envolvidas na comunicação. E vamos explicar porque eles são importantes para diferenciar os tipos de comunicação. 

Na comunicação passiva, você acredita que as opiniões das outras pessoas são mais importantes e isso faz com que você ceda demais durante a comunicação, desfazendo o posicionamento que você estabeleceu inicialmente para alcançar seu objetivo principal. 

Já na comunicação agressiva, a percepção é de que os outros estão errados e que apenas a sua opinião é a correta, ou seja, você não dá espaço para que exista diálogo ou consenso. Além disso, a comunicação agressiva não preza pelo respeito durante a comunicação.

 

Quero mais: como garantir uma comunicação não-violenta?

Para entender mais sobre como a comunicação pode ser clara, assertiva e empática, a dica é a leitura do livro “Comunicação não-violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais”, do psicólogo Marshall B. Rosenberg. 

Com ele, você vai entender como é possível mudar padrões de pensamento que desencadeiam discussões saudáveis, resolver conflitos de maneira justa e tranquila, além de criar relações fundamentadas no respeito.

 

Por que uma comunicação assertiva é importante?

Imagine se você tivesse o poder de reduzir 60% de seus problemas pessoais e profissionais. Seria algo impressionante, não acha?

Mas não é preciso ter um super-poder para reduzir seus problemas. Tendo como exemplo o mundo corporativo, Peter Drucker – especialista em gestão de negócios, diz que 60% dos problemas das empresas são resultados da falha de comunicação. 

Perceba, com isso, a importância da comunicação assertiva. Trazendo uma comunicação mais claradireto ao ponto e objetiva, é possível evitar o desencadeamento da falha de comunicação em problemas. Como já citamos, a comunicação assertiva não só resolve problemas como também os evita. 

 

Motivos para desenvolver uma comunicação assertiva

Comunicação Assertiva

As chances de você já ter vivenciado uma situação desagradável causada por ruídos ou falhas na comunicação são bem grandes. Esses ruídos são causados por 4 principais motivos:

  • No momento da comunicação, uma das partes envolvidas (ou ambas) não está interessada
  • A linguagem ou o canal escolhidos não são os ideais dentro do contexto da comunicação 
  • A mensagem não foi bem elaborada e, por isso, tem informação a mais ou a menos que o necessário
  • O público que recebeu aquela mensagem não era o adequado

 

Para evitar esses ruídos, todas as suas consequências e desenvolver uma comunicação assertiva é fundamental saber ouvir as pessoasser objetivo e se posicionar em todas as suas comunicações. 

Desenvolver essas habilidades ligadas à comunicação traz vários benefícios práticos no seu dia a dia. Por isso, separamos 5 deles para você entender como a comunicação assertiva pode ser decisiva na sua vida pessoal e profissional:

 

1. Otimiza suas negociações

Além do aspecto de ganha-ganha da comunicação e da negociação, desenvolver uma comunicação assertiva e aplicá-la durante o processo de negociar é uma maneira de alcançar melhores resultados e chegar mais vezes ao sim. 

Isso porque a negociação se trata de encontrar um acordo entre as partes interessadas para que, no final do processo, todos saiam satisfeitos com o resultado. E como fazer isso sem uma comunicação clara e eficiente?

Além disso, a comunicação assertiva contribui para o poder de síntese e posicionamento dos seus argumentos, o que garante clareza na apresentação das suas ideias. Isso é fundamental para que as outras partes envolvidas na negociação entendam seu ponto e consigam dialogar para chegar a uma solução comum. 

É importante lembrar que a negociação não é exclusividade para os profissionais de vendas ou das áreas de negócio. Estamos constantemente negociando, seja no ambiente de trabalho ou na vida pessoal, quando queremos alcançar um resultado específico.

 

2. Aumenta sua capacidade de resolução de problemas

Diante de conflitos e problemas, a comunicação assertiva é uma grande aliada para resolvê-los da melhor forma possível. Quando você se comunica com assertividade nessas situações, além de garantir um tom respeitoso ao se posicionar nesses momentos,  você consegue colocar os pontos de discordância de uma maneira que a outra parte não se sinta desrespeitada

Ao adotar essa postura, você incentiva que a outra pessoa também seja mais respeitosa e, consequentemente, existe mais colaboração para construir a resolução. 

Por isso, a comunicação assertiva é a chave para encontrar rapidamente a solução do problema. Assim, você consegue manter boas relações interpessoais em um ambiente propício para o bom convívio entre todos, reduzindo as chances de conflitos.

 

3. Contribui para sua liderança

Assim como em todas as relações, a comunicação dentro das equipes precisa ser sempre clara e eficiente. Não só para que o time possa trabalhar de maneira produtiva, mas para que uma relação de confiança e um senso de coletividade possam ser construídos

E para isso acontecer, as lideranças têm um papel fundamental como mediadores dessas construções. É claro que falar com clareza é importante, mas os líderes devem escutar seus times e, mais do que isso, precisam assumir a postura de embaixadores de uma comunicação assertiva. 

Além de contribuir para as relações, uma comunicação também contribui para o desempenho do time. De acordo com uma pesquisa da consultoria Towers Watson, as equipes de líderes que se comunicam bem são mais engajadas e mais produtivas.

 

4. Ajuda na sua inteligência emocional

Dentro dos pilares da inteligência emocional está a gestão de relacionamento, que inclui competências como influência e gestão de conflitos. E como criar boas relações, gerenciar desentendimentos e ser mais influente sem uma comunicação assertiva? 

Para se comunicar com os demais, você precisa se conhecer e entender como é a sua forma de comunicação. Além disso, é fundamental ouvir atentamente a outra parte com calma e, assim, gerir as emoções envolvidas para que elas não prejudiquem ou impeçam que a comunicação seja clara e assertiva. 

Para otimizar a gestão das suas emoções durante o processo de comunicação, uma dica prática é o PROR: pare, respire, observe e responda. Com esse processo, você age com cautela, não é movido pelo calor do momento e consegue dar uma resposta mais objetiva para a situação.

 

5. Profissional de destaque

A comunicação assertiva é uma habilidade que pode fazer toda a diferença pessoal e profissional. Ela é um elemento fundamental para criar e manter relações saudáveis em todos os ambientes, e isso pode te tornar um profissional de destaque. 

Independente da sua área de atuação, desenvolver uma comunicação assertiva é o primeiro passo para que você possa criar mensagens claras, garantir relações respeitosas com os demais e  se tornar mais influente. 

Isso contribui para construir um bom relacionamento interpessoal além de mostrar para os demais que você entende como a comunicação é, de fato, algo que você domina e que ela é sua aliada.

 

Como desenvolver habilidades de comunicação

Comunicação Assertiva

Agora vamos para a prática! Veja a seguir 15 habilidades que você deve ter ou desenvolver para alcançar a tão sonhada comunicação assertiva. Bora lá?

 

1. Seja um bom ouvinte

Por mais que não pareça, ser um bom comunicador implica ser um bom ouvinte.

Isso ocorre porque o ato de ouvir ajuda a entender melhor as outras pessoas, permite nos colocarmos no lugar do outroconstruir relacionamentos.

Além disso, denota respeito. Por isso, aproveite as oportunidades que possuir para ouvir, prestando atenção e respondendo. Você vai ver: o resultado pode ser surpreendente.

 

2. Não interrompa ou fale junto com seu interlocutor

Interromper seu interlocutor ou falar junto com ele representa uma falta de respeito.

É claro que isso pode acontecer de vez em quando. Mas se deve evitar essa situação.

Nesse sentido, é importante destacar que, quando falamos junto com outra pessoa, caracterizamos que não importa o que ela está afirmando, porque o que temos a dizer é mais relevante.

Além disso, o ato de interromper o interlocutor indica que você não acredita nele e que, por isso, quer controlar a conversa.

 

3. Faça paráfrases do discurso do seu interlocutor

Quando usada em excesso, a paráfrase pode ser muito chata. Mas dependendo da conversa ela pode ser bastante útil.

Por exemplo: em uma conversa que você precisa estar 100% certo do que seu interlocutor está dizendo, confirmar por meio da paráfrase é uma ótima ideia.

Além disso, esse recurso demonstra que você está prestando atenção.

 

4. Ouça de forma ativa

Talvez você não saiba, mas existem dois tipos de escuta: a passiva e a ativa.

A passiva acontece quando você aparentemente conversa com alguém, mas, na verdade, está apenas escutando. Ou seja, não responde, dialoga, argumenta etc.

Já na escuta ativa, sua atitude é a de responder o outro baseando-se naquilo que ele diz.

Como você já deve ter percebido, ouvir de forma ativa denota respeito e ajuda a estabelecer um relacionamento.

 

5. Faça contato visual

Muitas pessoas nem percebem, mas têm mania de olhar para baixo ou para os lados quando estão conversando com outras pessoas.

Isso é um problema muito grande para a comunicação, porque demonstra falta de confiança ou até mesmo o ato de contar uma mentira.

Por isso, não hesite em fazer contato visual, passando a ideia de que está bem focado e atento na conversa.

 

6. Estipule uma meta para a conversa

Se as dicas até aqui pareciam um pouco óbvias para você, essa com certeza não é.

Afinal de contas, quem define uma meta na hora de conversar?

Basicamente, o objetivo aqui é ter uma conversa focada e rápida, sem grandes floreios. Dessa forma, fica bem claro o que se pretende dizer sem enrolações.

 

7. Inclua o interlocutor nas soluções

Assim como é importante mostrar que está atento à conversa respondendo seu interlocutor, também é recomendado incluí-lo na solução.

Por exemplo: ao invés de dizer que você vai fazer determinada coisa, diga “nós”, ou seja, que vocês dois juntos farão isso.

Essa atitude incentiva a pessoa a se comprometer. No entanto, quando for elogiar, não utilize o pronome “nós”, elogie somente a pessoa.

 

8. Pergunte sempre

Fazer perguntas não é ser chato. Pelo contrário, é uma maneira de entender melhor a posição do outro e esclarecer possíveis dúvidas.

Faça sempre perguntas objetivas e claras para confirmar o que foi entendido.

Quando o objetivo for esclarecer um assunto, o melhor é fazer perguntas mais amplas, por exemplo: “por que você pensa isso?”, “como chegou a essa conclusão?”.

 

9. Atente-se ao tom de voz

Um dos grandes problemas durante a comunicação é o fato de as pessoas se exaltarem e acabarem mudando o tom de voz.

Isso pode acontecer aumentando o volume, o que pode denotar agressividade e falta de paciência, ou passando a impressão de que está sendo irônico ou falso.

Você deve sempre lembrar que não é somente a mensagem que importa, mas também a forma como ela é emitida.

Além disso, a própria postura corporal pode causar uma má impressão.

Quando você não se atenta a esses elementos, acaba tendo graves problemas de comunicação com seus colaboradores, investidores e parceiros de trabalho.

 

10. Utilize exemplos ao argumentar

Uma maneira de ser objetivo e não fazer rodeios é usar exemplos ao argumentar.

Os exemplos ajudam a reduzir a generalização e a imprecisão.

Já em reuniões, os exemplos são ainda mais interessantes, porque deixam o assunto um pouco mais “palpável”.

Por isso, utilize histórias e exemplos que reforçam o que está dizendo e melhoram o entendimento.

Dica: as histórias são uma boa forma de argumentar, porque ajudam no processo de persuasão e na ativação do cérebro.

 

11. Evitar usar “mas”

Quando você fala que algo está certo, mas tem uma coisa errada, a outra pessoa já se foca exclusivamente na crítica, em vez de compreender o elogio que está embutido.

Por isso, na medida do possível, utilize “e” para substituir o “mas”.

Por exemplo, se acha que uma ideia pode ser melhorada, não diga: “Gostei da ideia, mas ela precisa de ajustes”.

Prefira dizer: “Gostei da ideia e podemos pensar em estratégias para aumentar sua eficácia”. Isso faz com que a pessoa se sinta mais confortável para ouvir as críticas.

 

12. Não fique sempre na defensiva

As pessoas costumam ficar na defensiva e, muitas vezes, nem percebem que estão fazendo isso.

O resultado são grandes problemas de comunicação.

O ideal é que você tenha uma postura assertiva, que sabe o que quer e está pronto para ouvir diferentes argumentações.

Esse comportamento não ajuda apenas o interlocutor, mas a você mesmo, já que sair da defensiva aumenta a capacidade de ouvir argumentos.

 

13. Saiba silenciar quando necessário

Em muitos momentos da vida, a gente precisa saber ficar quieto. No mundo corporativo também é assim, porque uma fala impensada pode arruinar um negócio.

Além disso, o silêncio também faz parte de uma das boas habilidades de comunicação.

Por isso, exercitar essa habilidade de silenciar é fundamental para não ser mal interpretado.

O silêncio também oferece tempo para pensar sobre a resposta e organizar os pensamentos.

Por isso, não confunda saber silenciar com ficar calado o tempo todo.

Equilibre esses dois elementos e você terá melhores resultados no processo de comunicação.

 

14. Tenha empatia

empatia é um sentimento muito necessário, porque permite à pessoa se colocar no lugar do outro, tentando compreender suas razões.

Nesse sentido, é importante saber que existem diferentes pontos de vista e que cada pessoa vê as coisas conforme sua visão e valores.

Por isso, não julgue as atitudes dos outros conforme seu entendimento. Tente sempre entender o lado do outro.

 

15. Seja positivo

A positividade é uma característica que realmente faz a diferença nas pessoas.

Saber manter a positividade, compreendendo os problemas e o fato de nem sempre as expectativas serem superadas, é uma forma de manter uma boa comunicação e não perder a razão.

Isso também ajuda a visualizar melhor as soluções para os problemas.

 

O que achou do conteúdo? Ele contribuiu para que sua comunicação seja mais assertiva?

Deixe sua resposta nos comentários, ela muito importante!

Até o próximo artigo! 👊

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