O perfil do trabalhador dos dias de hoje muda de forma constante e, cada vez mais, a qualidade de vida e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional são fatores buscados pelos que desejam alcançar níveis mais altos de satisfação no mercado de trabalho.

No entanto, o dia-a-dia atarefado de quem atua no cenário atual pode acabar impedindo que os profissionais se deem conta do excesso de trabalho até que isso começa a afetar, de fato, a sua vida.

Para que este não seja o seu caso, entenda melhor o que é e porque buscar esse equilíbrio. Além disso, trazemos uma lista especial com 8 formas de promover o equilíbrio entre vida pessoal e profissional nos dias de hoje, confira!

 

O que é equilíbrio entre vida pessoal e profissional?

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

A harmonia dentro e fora do trabalho é muito importante para o desenvolvimento profissional. Não apenas um ambiente de trabalho motivador e estruturado é importante. É necessário saber equilibrá-lo a vida pessoal.

A concepção de equilíbrio pode ser diferente para cada pessoa, mas existem 3 pilares que precisam ser fortalecidos e viver em harmonia:

  1. Saúde
  2. Família
  3. Relacionamentos

Se pudéssemos definir o que é esse equilíbrio poderíamos dizer que: o equilíbrio entre vida pessoal e profissional depende diretamente da harmonia desses três pilares.

Ou seja, se a sua saúde está boa, se você separa um momento do seu dia para ficar com a família e seus relacionamentos pessoais e profissionais estão em perfeita sintonia, certamente você encontrou o equilíbrio. Caso, contrário, precisa correr atrás disso!

 

Consequências da falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Sem equilíbrio é impossível ser bem-sucedido nas duas áreas da vida. A falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional pode causar grandes danos físicos e psicológicos.

A vontade de construir uma boa vida financeira e a paixão pelo trabalho não podem tomar frente a saúde e qualidade de vida.

Algumas consequências podem ser permanentes, por isso, é importante tratar a raiz do problema logo no início e evitar seu agravamento.

 

Problemas Psicológicos

Transtornos mentais são cada vez mais comuns nos locais de trabalho. Afastamento por doença é cada vez mais recorrente.

Estresse, depressão e síndrome de burnout são algumas das doenças decorrentes do excesso de tarefas ou de pressão no trabalho. Elas impactam sua vida como um todo!

Podendo, inclusive, ocasionar seu afastamento do trabalho.

 

Problemas nas relações familiares e sociais

O desequilíbrio entre vida pessoal e profissional pode causar rupturas nas relações amorosas, com familiares e de amizade. A falta de tempo investido pode degradar suas relações e causar ou agravar um quadro depressivo.

 

Problemas físicos e doenças no corpo

Problemas físicos como: dor na lombar, tendinite, dores de cabeça e musculares, são alguns dos principais sintomas do desequilíbrio entre vida pessoal e profissional. Esses sintomas são muito comuns em pessoas que atuam em escritórios, ou que trabalham em serviços mais braçais e repetitivos.

 

Queda na produtividade

A falta de equilíbrio também afeta sua produtividade. Isso mesmo, o excesso de trabalho leva à: queda nos resultados, limitação das habilidades criativas, dificuldade de raciocínio, entre outros. O cansaço e apatia diminuem consideravelmente sua capacidade de realizar tarefas com dedicação e excelência. 

 

Agora que você conhece as principais consequências do desiquilíbrio em sua vida pessoal e profissional, trazemos dicas valiosas para lhe ajudar, de uma vez por todas, colocar ordem nas coisas.

 

9 dicas para ter equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Siga as dicas a seguir e conquiste cada vez mais satisfação na sua vida como um todo!

 

1 – Esqueça o trabalho no fim-de-semana

Levar tarefa para casa, estender demais o horário de trabalho ou até mesmo trabalhar nos fins de semana são ações corriqueiras para quem vive em desequilíbrio.

Trocar momentos de lazer e descanso por algumas horas a mais no trabalho pode parecer inofensivo, mas pode causar grandes problemas no decorrer do tempo.

Por isso, fuja dos problemas de trabalho durante seu tempo livre!

  

2 – Preencha seu tempo livre com atos significantes

O planejamento está tão presente na vida profissional que muitas vezes esquecemos de aplicá-lo na vida pessoal também. Esse é um grande erro!

Para alguns é tão difícil tirar um tempo livre que quando acontece ficam sem saber como aproveitá-lo. Por isso, o segredo é: Planeje-se para ocupar seu tempo com que realmente tem valor e lhe dá prazer.

Isso pode ajudar a aliviar todos os problemas físicos e psicológicos, além de ser revigorante.

 

3 – Não descuide da sua saúde

O desequilíbrio faz com que dedique horas em tarefas e atividades sem considerar o corpo e mente. As idas ao médico acabam ficando cada vez mais escassas e a saúde cada vez mais comprometida.

Para retomar o equilíbrio é importante fazer check-ups periodicamente e não deixar que o trabalho atrapalhe seus cuidados com a saúde.

Tome bastante água, caminhe, corra, nade, ande de bicicleta. Pratique algum esporte. Só não vale ficar parado!

 

4 – Fique longe de pessoas negativas e pessimistas demais

O estresse é o grande causador de muitos problemas emocionais e surge com maior potencialidade quando há desequilíbrio.

Por isso, é importante dar valor ao que realmente importa e abstrair muitas coisas que acontecem no dia-a-dia.

Para isso, evite o negativismo e pessimismo de outras pessoas que podem lhe causar estresse desnecessário.

 

5 – Aproveite sua própria companhia

Passar tempo com outras pessoas é um grande passo para uma vida equilibrada, mas ter momentos de reflexão e aproveitar a própria companhia também é muito importante.

Esse exercício ajuda não apenas a equilibrar, mas também impacta diretamente na saúde mental.

Então, descubra o que lhe faz feliz e passe algum tempo sozinho com seus pensamentos e planos.

 

6 – Reserve tempo para suas relações

Dedicar tempo às pessoas que nos cercam é extremamente necessário. Busque ter momentos ao lado de amigos e familiares. Além de melhorar os laços com pessoas que lhe são importantes, te ajudará a evitar ou agravar doenças psicológicas.

Além disso, dedicar-se ao relacionamento afetivo é uma excelente forma de dividir os problemas e compartilhar momentos felizes.

Por isso, nunca descuide de amigos, família e relacionamentos afetivos em função do trabalho.

  

7 – Estimule sua capacidade de aprendizado

Pode parecer contraditório, pois no trabalho estamos sempre desenvolvendo o aprendizado.

Mas, aqui é importante focar em aprender coisas novas, que não estejam relacionadas a vida profissional.

Dedique parte do seu tempo para aprender novidades que lhe estimulem de forma prazerosa – seja em aulas de dança, línguas ou até com palavras-cruzadas.

 

8 – Divirta-se

É possível se divertir no trabalho? Claro que sim!

O equilíbrio entre vida pessoal e profissional começa exatamente nesse ponto. Quando perdemos a alegria no trabalho é sinal de que há algo errado, por isso, divertir-se é tão importante.

Não apenas no trabalho. Sair com os amigos, passear com a família e dar boas risadas na companhia de pessoas queridas fará com que você despressurize!

 

O que achou do conteúdo? Ele contribuiu de alguma forma para que sua vida pessoal e profissional seja mais equilibrada?

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Até o próximo artigo! ?

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