Muitas pessoas buscam sucesso na vida pessoal e profissional, mas ignoram completamente o processo de autoconhecimento, fator fundamental para identificar seus pontos fortes e de melhoria.

Quando você se conhece, passa a gerenciar melhor as suas emoções e a trazer à tona o que tem de melhor quando o assunto está relacionado a habilidades e competências. Isso é fundamental para você equilibrar outras áreas da vida, a fim de chegar ao patamar de desenvolvimento desejado.

Ao longo desta leitura, vou mostrar qual a importância do autoconhecimento e como conquistá-lo. Acompanhe!

 

O que é autoconhecimento e qual a sua importância?

Autoconhecimento

O autoconhecimento é o processo de conhecer a si, suas capacidades, suas competências, seus limites e seus anseios. É o despertar da consciência de quem você é e em qual estágio de evolução está.

Esse processo também está relacionado à capacidade que temos de compreender a personalidade e as motivações que nos levam, enquanto indivíduos, a sentir o que sentimos e da forma como sentimos.

Logo, conhecer-se é fundamental para antecipar ações e corrigir aquelas que não são benéficas para o seu desenvolvimento. A partir disso, é possível criar estratégias internas para saber lidar melhor com as suas limitações e também com as suas potencialidades.

Assim, fica mais fácil gerenciar pensamentos, que geram emoções e transformam-se em atitudes.

Logo, a importância do autoconhecimento está em gerenciar melhor todas as esferas da sua vida, em busca de melhores resultados, tanto no aspecto pessoal quanto no profissional.

 

Quais os benefícios?

Veja, a seguir, os ganhos que a sua vida passa a ter quando você atinge o autoconhecimento!

 

Maior percepção dos seus pontos fracos e fortes

Pontos fortes e de melhoria são inerentes a todos os seres humanos, mas só quem se conhece verdadeiramente sabe quais são as suas qualidades e os seus defeitos e como utilizá-los a seu favor para alcançar os objetivos traçados.

Quando o indivíduo ignora as suas próprias qualidades, por não conseguir reconhecê-las, ele não tem como utilizá-las em seu próprio benefício.

Para ter grandes conquistas na vida, seja no âmbito profissional, seja no âmbito pessoal, é necessário usar suas habilidades a seu favor, de forma que todos os seus atributos funcionem como facilitadores para a geração dos resultados almejados.

Agora, quando o assunto é relativo aos seus pontos de melhoria, ou de limitações, o autoconhecimento é ainda mais importante.

Isso acontece porque, se você não sabe o que precisa melhorar, não tem como se desenvolver. Como consequência, corre o risco de ter uma vida estagnada e com dificuldades de vencer suas limitações.

 

Ações mais conscientes

O processo de autoconhecimento leva a entender a mente e os pensamentos, o que faz não só com que o indivíduo tenha uma melhor percepção a respeito de si, mas também com que ele tenha condições de se desenvolver, elevando-se a estágios mais evoluídos, em busca de um estado de consciência plena.

Ao encontrar o seu estado de consciência, você fica mais próximo de alcançar o estágio de uma pessoa plena, que conhece tanto de si a ponto de ser uma pessoa melhor em todas as esferas da vida.

 

Abertura da mente

Pessoas que já atingiram o seu grau de autoconhecimento são bem resolvidas a respeito de si e das pessoas ao seu redor. Como benefício, fica mais fácil enfrentar os desafios da vida, aceitando-se com suas qualidades e defeitos, o que também colabora para o alcance da felicidade, tanto na vida pessoal quanto na profissional.

 

Como conquistar o autoconhecimento?

Autoconhecimento

Veja, a seguir, algumas formas de encontrar o autoconhecimento!

 

Faça uma análise SWOT da sua própria vida

A análise SWOT — sigla em inglês que pode ser traduzida como a verificação das strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças) — é muito utilizada para negócios, mas também pode servir para que você faça uma avaliação da sua própria vida.

Pense em quais são as suas forças, os pontos fortes e as qualidades que você tem e que o ajudam a atingir seus resultados.

Quais são as suas fraquezas? Pense, por exemplo, nos feedbacks que recebe da sua liderança, dos amigos próximos e das suas percepções a respeito de si.

Já quanto às oportunidades, procure entender quais são as suas possibilidades de mudança e crescimento em todas as esferas da vida. O que você poderia mudar no seu relacionamento ou na sua carreira? Para achar essas respostas e outras que possam abrir novas portas para o seu autodesenvolvimento, questione-se o tempo todo.

Já com relação às ameaças, você já parou para pensar que o seu maior inimigo é você mesmo e que é você que se restringe e se sabota na maioria das vezes? Para vencer os seus medos e receios, faça, a si mesmo, algumas perguntas, como:

  • O que me impede de chegar ao meu objetivo?
  • O que eu tenho de fazer para vencer esses desafios?
  • Quais são as principais dificuldades da minha vida atual?

 

Ao responder a essas e a outras perguntas por meio da análise SWOT pessoal, você estará mais próximo do seu autoconhecimento e também de ser uma pessoa melhor.

 

Utilize a ferramenta Roda da Vida

A Roda da Vida é uma ferramenta muito usada em processos de coaching e também em algumas terapias. Ela ajuda os indivíduos que recorrem a ela na identificação dos pontos de sua vida que precisam de atenção ou que estão em harmonia.

A partir disso, é possível estabelecer prioridades para trabalhar algumas questões mais importantes, a fim de se conquistar um maior autoconhecimento e também harmonia e bem-estar, a depender da situação.

Com o Roda da Vida, é possível definir um planejamento de ações para que você tenha condições de encontrar o equilíbrio necessário para ter sucesso em todas as áreas da vida.

Para fazer uma avaliação da sua vida utilizando o método Roda da Vida, também conhecido como Mapa de Autoavaliação Sistêmica (MAAS), faça um círculo e divida-o em partes como família, saúde, filhos, emocional, profissional, relacionamentos afetivos e financeiro.

Dê uma nota de 0 a 10 para cada área. As áreas que tiverem com uma nota baixa merecem atenção, e você deve estabelecer metas para melhorar esses aspectos.

Lembre-se que o primeiro passo para conquistar uma mudança significativa na sua vida é reconhecer que precisa melhorar aspectos individuais.

 

Faça uma Análise de Perfil Comportamental

Resumidamente, a análise de perfil comportamental é um trabalho realizado a fim de avaliar e dar um diagnóstico de seu potencial. Nele, você tem, acesso ao seu mapeamento completo podendo identificar seus pontos de estresse, maneiras como assimila informações e de como faz suas escolhas. Compreenderá com clareza quais são seus pontos fortes e de melhoria, seus medos e necessidades, bem como, seu estilo de liderança e os reais valores que te motivam.

E não é só isso. Você também entenderá melhor quais são as suas competências e as principais habilidades. Fantástico, não é mesmo?!

Se tiver interesse, clique aqui e faça gratuitamente uma análise de perfil comportamental básica.

Como vimos ao longo desta leitura, o autoconhecimento é fundamental para que você tenha sucesso tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. Recomendo fortemente que você, minimamente, faça uma autoanálise diária.

Ao final de cada dia, faça uma relação de 3 coisas que deram muito certo e 3 coisas que não deram “tão” certo assim. Ao ler esses itens, traga a emoção que sentiu ao vivenciar cada situação. Feito isso, procure tirar aprendizados e comece agir com base neles. Tenho certeza que sua vida pessoal e profissional não será mais a mesma!

 

Gostou do conteúdo?

Coloque sua opinião nos comentários. 🤗

Até o próximo artigo!

👉 Artigo adaptado do original publicado em Goowit Blog

👉 Acesse também os artigos: “Mudança de hábitos – Por que é tão difícil realizar?” e “Como ser otimista pode mudar sua vida?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *