O ritmo acelerado que se tornou marca do novo século precisa ser discutido levando em consideração a importância da saúde mental no trabalho.
Isso pois, os números provenientes de problemas relacionados ao esgotamento da saúde mental têm assumido um grande protagonismo na vida das pessoas.
Segundo a International Stress Management Association (ISMA-BR), o Brasil assume a segunda colocação no número de pessoas afetadas pela Síndrome de Burnout.
Além disso, os números relacionados a transtornos de ansiedade e depressão nunca foram tão altos e são responsáveis por soar um sinal de alerta em todo mundo.
Um alerta de que é preciso tomar precauções e agir de modo cada vez mais incisivo para contornar esse problema, afinal, a saúde mental é capaz de gerar grandes impactos e que vão além de consequências emocionais.
A discussão ganhou mais repercussão depois da divulgação da resposta do CEO de uma empresa a uma funcionária que comunicou à equipe que precisava de folga para cuidar da saúde mental.
O caso recebeu uma série de comentários de pessoas que disseram não ter a coragem da funcionária para falar abertamente sobre essa condição.
Saúde Mental no Trabalho Como Motivo de Folga
Uma postagem no Twitter reacendeu as discussões sobre a relevância da saúde mental no ambiente de trabalho.
A programadora Madalyn Parker compartilhou com os seus seguidores a resposta positiva que recebeu do CEO da Olark, Ben Congleton, a respeito de tirar dois dias de folga para cuidar de sua saúde mental.
O e-mail de Madalyn foi o seguinte:
“Oi, equipe, estarei fora hoje e amanhã para focar em minha saúde mental. Espero estar de volta na próxima semana 100% renovada. Obrigada”.
A resposta de Ben foi esta:
“Oi, Madalyn, apenas gostaria de te agradecer pessoalmente por enviar um e-mail como este. Toda vez que você faz isso, eu me lembro da importância de usar dias de folga para a saúde mental – e eu não posso acreditar que isso não é recorrente em outras empresas. Você é um exemplo para todos nós, e ajuda a quebrar o estigma para todos nós darmos o nosso melhor no trabalho.”
O CEO da empresa de Michigan, nos Estados Unidos, não esperava tamanha repercussão e comentou que não consegue entender porque outras empresas não atentam para a necessidade de pensar na saúde mental no ambiente de trabalho.
Neste sentido, será que você tem dado a devida importância para esse tema em sua rotina de trabalho? Reflita e cuide-se!
Por Que a Saúde Mental no Trabalho é Importante?
O ambiente de trabalho é potencialmente estressante, podendo levar os indivíduos a estados de exaustão e, até mesmo, acarretar em quadros mais graves, como depressão.
Essas conclusões foram tiradas por diversos estudos que tinham como foco analisar a qualidade de vida no ambiente da empresa.
Pense que a maior parte das horas em que você está acordado está em sua empresa, então, é essencial que este local seja propício à sua saúde mental.
Além do viés de bem-estar dos funcionários, as organizações deveriam dar mais atenção às condições de saúde mental no trabalho para ter colaboradores mais atuantes e com melhores resultados.
Pessoas menos estressadas não só são mais produtivas, como têm menos desejo de mudar de emprego, algo que impacta positivamente na menor rotatividade.
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5 Dicas de Como Aumentar a Qualidade da Saúde Mental na Empresa
A participação da empresa é essencial na manutenção da saúde dos funcionários e para que possam ter qualidade de vida em seu trabalho. Veja o que a organização pode fazer para apoiá-los neste sentido:
1. Organização
Os colaboradores devem ter a autonomia de se organizar da maneira que acharem mais positiva e isso diz respeito ao seu espaço físico e à realização cotidiana das tarefas, por exemplo.
2. Converse com seus colaboradores sobre a jornada de trabalho
Menos horas no dia de trabalho não significa, necessariamente, menos estresse, pois se a quantidade e o excesso de trabalho se mantiver, será necessário fazer mais em menos tempo.
Então, antes de mudar os horários, a empresa deve consultar seus profissionais.
3. Ofereça um clima favorável
O clima organizacional é um fator muito importante para qualquer empresa. Por intermédio dele é possível identificar se existem problemas na percepção que os colaboradores possuem em relação a empresa como um todo.
Mas, mais do que realizar pesquisas de clima, uma empresa deve intensificar os seus esforços a fim de promover um clima organizacional cada vez melhor.
E lembre-se, a partir das pesquisas uma empresa consegue, com certa facilidade, identificar quais são os pontos que precisa melhorar.
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4. Crie momentos de descontração
É fato que, toda empresa que depende de resultados se preocupa muito com a questão da produtividade, não é mesmo? Entretanto, o que precisamos ter em mente é que, à medida que os colaboradores se tornam cada vez mais esgotados a sua produtividade irá cair.
É preciso encontrar um equilíbrio e ter a ciência de que precisamos tomar atitudes diferentes das convencionais. Uma boa solução que as empresas têm encontrado é oferecer medidas capazes de gerar lazer e descontração.
Seja através da organização de eventos como festas de confraternização ou por intermédio da criação de espaços destinados ao lazer e descanso.
O estímulo de práticas como meditação e yoga são excelentes dicas para aplicar em qualquer contexto empresarial.
Além disso, o exercício físico e bons hábitos alimentares são fatores cruciais para o combate de problemas mentais, inclusive, sendo importantes aliados na luta contra a ansiedade e depressão.
5. Pratique uma comunicação mais assertiva
A comunicação é um fator imprescindível para o cotidiano de qualquer relacionamento interpessoal, e isso inclui a rotina de uma empresa. Entretanto, isso nem sempre é uma preocupação de líderes e gestores.
O fato é que, para dar bons feedbacks, estabelecer metas e objetivos e, até mesmo no tratamento diário, é indispensável que uma empresa promova meios de comunicação em que não haja ruídos.
A comunicação assertiva, que nada mais é do que comunicar-se claramente, é capaz de gerar, além de muitas outras vantagens, a construção de um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
E sua empresa, acredita que ela oferece condições salubres aos seus funcionários? Compartilhe a sua experiência comigo!
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👉 Leia também os artigos: “Síndrome de Burnout: o que é, sintomas e tratamento” e “Inteligência emocional no trabalho remoto: Como desenvolver“.
Até o próximo artigo. 👊🎯🚀