Estagnação (substantivo feminino) – Condição ou estado do que se encontra estagnado; que não flui nem se movimenta.

Dicionário Dicio

Você já se sentiu sem ânimo e com uma sensação eterna de vazio? Como se você estivesse imobilizado e sem energia para movimentar as diferentes áreas da sua vida? Como se você simplesmente não conseguisse sair do lugar?

Se sua resposta foi sim a essas perguntas, provavelmente, você está enfrentando um caso clássico de estagnação.

De fato, há diversas circunstâncias da vida que nos levam a esse lugar em que tudo parece nos bloquear. Contudo, também há muitas coisas que você pode fazer para efetivamente “fazer a vida andar”.

Neste artigo, você vai compreender melhor o que é a estagnação, quais são as suas origens e sinais e o que é possível fazer para sair desse lugar. 

Preparado? Então, siga em frente e boa leitura!

 

O que é a estagnação?

A estagnação pode ser definida como a ausência de crescimento, sendo inclusive um termo bastante utilizado para se referir à situação econômica de um país ou financeira de uma empresa.

Para as pessoas, o conceito de estagnação se refere a um estado em que não conseguimos crescer ou prosperar em alguma (ou várias) área de nossas vidas.

Geralmente, esses momentos surgem quando estamos diante de desafios muito complexos e importantes ou diante de momentos de indecisão, em que simplesmente não sabemos como agir.

Pode-se dizer também que as pessoas que se acomodam em suas zonas de conforto também passam por um tipo específico de estagnação.

No caso dos momentos desafiadores, podemos utilizá-los como uma ocasião oportuna para desenvolver as nossas habilidades e mostrá-las ao mundo ou permitir que o medo nos vença e nos paralise, provocando a estagnação.

Nesse caso, surgem a depressão, a ansiedade, a preguiça e a frustração de sentir que nenhum esforço provoca os resultados desejados.

 

Quais são as causas da estagnação?

Estagnado

A estagnação não é um problema que se diagnostica da noite para o dia, pois ela é sorrateira e cresce gradativamente.

Em geral, ela manifesta a indecisão e o medo de agir, mantendo-nos sempre presos ao mesmo lugar, sem saber o que fazer.

As principais causas têm origens psicológicas, muitas vezes em decorrência de eventos ocorridos ainda na infância. Algumas causas do problema são:

  • Postura pessimista
  • Conflitos mal resolvidos (com os outros ou consigo mesmo)
  • Baixa autoestima e falta de amor-próprio
  • Falta de autoconfiança
  • Apego a acontecimentos do passado
  • Apego à zona de conforto
  • Incapacidade de lidar e superar medos

 

Quais são os sintomas do problema?

Se você desconfia que esteja passando por um período de estagnação em sua vida, confira a lista de sintomas abaixo.

Ela certamente o ajudará a identificar se está ou não vivenciando essa questão.

  • Procrastinação (postergar sempre que possível a realização das suas atividades)
  • Falta de vontade de fazer as tarefas, especialmente aquelas com as quais você não esteja muito acostumado
  • Sentimento de distanciamento em relação aos seus objetivos
  • Realização de atividades não produtivas para tentar superar o vazio emocional, como checar redes sociais, assistir televisão e comer compulsivamente
  • Sensação de perda de controle e de desperdício de talentos e habilidades
  • Sensação de que a vida está parada e que nada novo ocorre há algum tempo
  • Instabilidade emocional, provocando conflitos com as pessoas ao redor

 

E aí, você se identificou com algum dos sintomas acima? Então, pode ser que a sua vida esteja estagnada em ao menos uma área.

 

Ouça agora o episódio 36 do Level Up! Cast

 

Como lidar com essa situação?

Se você sente que está realmente estagnado, não se desespere. Na verdade, é relativamente comum que isso ocorra com qualquer pessoa em diferentes momentos da vida.

O que não podemos fazer é nos acostumarmos com essa realidade. Portanto, precisamos agir no sentindo de apurar as causas da estagnação e de aprender a quebrar esse ciclo.

A superação promove ampliação de conhecimentos e amadurecimento. Para saber como seguir em frente, confira as 6 dicas a seguir.

 

1. Reveja os seus propósitos

Se sair da cama ficou difícil, se você não é feliz no seu relacionamento e se você simplesmente não sente prazer ou não vê utilidade em seu trabalho, é sinal de que a causa da sua estagnação é a desmotivação.

Nesse caso, você deve repensar nas escolhas que fez em sua vida e possivelmente encontrar novos caminhos. Busque novas inspirações e reencontre os seus propósitos.

Quando o indivíduo supera esse momento, ele dificilmente vai se estagnar novamente (ao menos não pelo mesmo motivo).

 

2. Descanse

Muitas vezes, a estagnação é, na verdade, um sinal de que o seu corpo e a sua mente estão simplesmente exaustos.

O cansaço em situações extremas pode nos levar à perda de produtividade e até mesmo ao adoecimento, como ocorre nos casos de síndrome de burnout.

Nesse caso, aprenda a impor limites e deixe de se sobrecarregar.

Descanse adequadamente, aproveite as férias e os fins de semana ao lado da família e dos amigos, tenha momentos de lazer e cuide de sua saúde mental.

 

3. Saia da rotina de vez em quando

Quando todos os dias parecem a mesma coisa, é natural sentirmos que a vida perdeu o brilho e que a desmotivação surja.

Além disso, a previsibilidade excessiva nos faz perder a inspiração para crescer e tentar conquistar resultados novos e mais expressivos.

Por isso, faça pequenas alterações em sua rotina. Modifique os caminhos, conheça um novo restaurante, pratique um esporte, leia um livro, inicie um curso, faça uma viagem bacana aos fins de semana.

Isso produz a sensação de movimento que falta nas vidas estagnadas.

 

O Poder da Ação

  Clique aqui e adquira agora o livro “O Poder da Ação” de Paulo Vieira.

 

4. Repense seus objetivos

Se você está estagnado, isso pode estar diretamente associado aos seus objetivos de vida.

Em primeiro lugar, você tem objetivos? Eles são estimulantes o suficiente? São realistas (não estão fora da sua realidade)? Eles estão alinhados com os seus gostos, preferências, sonhos, habilidades e interesses? Questione-se em relação a tudo isso.

Um objetivo mal definido pode ser a raiz da sua estagnação, pois você está simplesmente indo para o lado errado de onde o seu coração e a sua mente desejam.

 

5. Faça as pazes com o seu passado

Muitas vezes, carregamos conosco traumas e situações que parecem superadas, mas que, na verdade, ainda trazem consequências para as decisões que tomamos no presente.

Nesse caso, entenda que o passado não pode ser mudado, mas que o presente e o futuro estão sim em nossas mãos.

A meditação pode ser uma técnica muito eficaz na superação do passado e no foco no momento presente. Quebre as suas crenças limitantes, perdoe quem o feriu, perdoe a si mesmo e siga em frente.

 

6. Procure ajuda especializada

Colocar as dicas acima em prática nem sempre é fácil. Muitas vezes, o próprio indivíduo tem dificuldade de refletir sobre a sua vida e sobre as causas do seu momento de estagnação.

Nesse caso, é importante recorrer ao auxílio especializado, como o de terapeutas e psicólogos (no caso de questões que afetem a saúde mental) e também de coaches (no caso de ter alguma questão pontual e específica para que o seu objetivo possa ser alcançado).

Procure ajuda e saia da estagnação!

 

Que tal levar esta reflexão a seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar dela? Compartilhe este artigo em suas redes sociais!

👉 Assista aos vídeos “Seu conhecimento não te leva a nada!” e “Qual a diferença entre preço e valor?” de nosso canal no Youtube.

👉 Leia também os artigos: “Conformismo: quais as consequências e como evitar?” e “Emoções: Qual a importância de conhecer as suas?“.

Até o próximo artigo. 👊🎯🚀

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *