Em poucas palavras, o otimismo é a disposição que uma pessoa tem de ver as coisas pelo lado bom e esperar sempre uma solução favorável, mesmo nas situações mais difíceis.

Aqueles que sabem como ser otimista conseguem equilibrar, pontualmente, o realismo de suas ações e os desafios a sua volta. E, o melhor: sem se deixar abalar por crenças limitantes e outros fatores debilitantes que criamos em nossas próprias cabeças.

Mas, afinal, como ser otimista pode mudar, na prática, a sua vida e dar uma guinada na busca por objetivos? É o que explorarei ao longo deste artigo. Continue comigo!

 

O que é otimismo?

Como ser otimista

Aprofundando o tema, o otimismo é a impulsão de sua confiança para encarar o dia e os obstáculos vindouros, não importando o grau de dificuldade deles.

No contexto da felicidade, saber como ser otimista é um passo determinante para a construção de um sorriso prolongado. Pois, assim, o indivíduo não se deixa abalar pelas expectativas frustradas ou mesmo pelas derrotas.

Pelo contrário: o otimista tira lições das adversidades. E ainda se fortalece por meio do seu pensamento positivo para insistir nos seus objetivos. Só que esse não é o único benefício em aprender como ser otimista, sabia?

 

Quais são os benefícios do otimismo?

Quer descobrir como ser otimista pode agregar muitos benefícios físicos e psicológicos à sua vida? Confira os principais deles:

–  A expectativa de vida é promovida por meio do otimismo. Afinal de contas, o pensamento positivo evita que nos desgastemos precocemente com situações problemáticas;

–  A autoestima é também potencializada, pois as adaptações da vida não impactam em aspectos emocionais do indivíduo;

– Saber como ser otimista tende a abrandar, também, o risco de transtornos psicológicos, como níveis alarmantes de estresse ou mesmo a depressão

–  Há, ainda, a prevenção contra doenças cardiovasculares, cujos fatores de risco também estão atrelados ao estresse e outros sentimentos puxados pelo pessimismo.

É claro que, mesmo com os pontos acima citados, há quem prefira ter os pés no chão para lidar com os aspectos pessoais e profissionais de suas vidas.

Para tanto, vamos entender melhor quais são as características desse tipo de perfil, e como levar um cotidiano muito mais equilibrado?

 

O que pensam os otimistas, os realistas e os pessimistas?

Esses três perfis são os que mais convergem e divergem no dia a dia. Mas quais são as linhas de pensamento de cada um deles?

 

Otimismo

São pessoas positivas, que veem os desafios como estimulantes, e não frustrações. Os riscos são avaliados como estatísticas para serem minimizados e é comum que o otimista contagie aliados para buscarem os mesmos objetivos.

 

Pessimismo

Por sua vez, a pessoa pessimista enxerga as possibilidades com uma chance maior de fracasso. Muitos apontam que esse tipo de perspectiva está ligado a um mecanismo de defesa para não gerar expectativas e tê-las destruídas.

Acontece que, ao enaltecer o pessimismo, acontece também um esforço menor em virar o jogo. Pois se as coisas já estão fadadas ao fracasso, por que se dar ao trabalho de mudá-las?

 

Realismo

São as pessoas que se equilibram na tênue linha entre quem sabe como ser otimista e os pessimistas.

Isso porque o realista reconhece os riscos de cada empreitada e avalia ambos os lados da moeda — entre o sucesso e o fracasso.

Como resultado, ele age com ponderação e inteligência emocional, e não se deixam levar por fatores intangíveis que podem acarretar em um eventual fracasso.

Dá para perceber, portanto, que tanto o realista quanto a pessoa que aprende como ser otimista leva mais vantagem na condução dos seus projetos do que o pessimista, concorda?

 

Como ser otimista?

Quer colocar em prática os benefícios apontados neste artigo em aprender como ser otimista? A seguir, selecionei alguns exercícios e boas práticas para que você enxergue a vida com mais positivismo. Confira quais são:

 

Materialize os seus objetivos diariamente

Materializar, no sentido de colocá-los à superfície dos seus pensamentos todas as manhãs. Motive-se por meio deles para agregar mais motivação desde cedo e, então, levar essa sensação inspiradora para o resto de sua rotina, buscando sempre o melhor de si.

 

Aproxime-se de mais pessoas otimistas

Lembra-se que mencionei o quanto é contagiante o otimismo? Pois então, ajude a elevar as sensações positivas ao seu redor com pessoas que também sejam otimistas.

Ao espantar o negativismo, você também evita que se permita a derrota e o semblante envolto em sensações ruins. Portanto, ajude mais e aceite o auxílio de pessoas que também vão carregar um sorriso no rosto enquanto buscam os seus objetivos.

 

Encontre soluções, não problemas

Aprender como ser otimista significa o reconhecimento de que problemas existem e são naturais, mas que devem ser removidos do seu caminho.

Portanto, nada de se deixar abater pela presença de um ou mais obstáculos. No seu lugar, encontre soluções, avalie alternativas e permaneça em sua investida para atingir a meta projetada. O desafio torna a conquista ainda mais saborosa.

 

Exercite o seu autoconhecimento

Trabalhe também a sua inteligência emocional. As consequências em não tê-la geram sensações negativas e acumuladas em sua rotina.

Desta maneira, procure considerar aquilo que impede você de ir a fundo na busca por resultados — sejam eles físicos, psicológicos ou competências e habilidades para um trabalho, por exemplo — e contorne esse desafio a partir de melhorias qualitativas em sua vida.

 

Não tenha pressa

Isso serve, especialmente, para quem carrega uma carga pessimista consigo. Tenha em mente que as coisas não mudam da noite para o dia: é o exercício contínuo e os novos hábitos inseridos na rotina que fazem a diferença ao longo do tempo.

Assim, você passa a agir com naturalidade e aprende como ser otimista da maneira mais harmônica e funcional possível.

 

Mantenha o corpo e a mente saudáveis

Por fim, uma recomendação: exercite-se mais. Comece com uma caminhada e vá, gradativamente, aumentando a carga.

A questão aqui, não envolve a manutenção do peso corporal, mas a perspectiva de espantar o sedentarismo e estimular os hormônios produzidos a partir das atividades físicas.

Isso é benéfico tanto para o corpo quanto para a mente, auxiliando você em sua busca para aprender como ser otimista.

 

O conteúdo fez sentido para você?

Coloque sua opinião nos comentários. 🤗

Até o próximo artigo!

👉 Artigo adaptado do original publicado em Febracis Blog

👉 Acesse também os artigos: “Mudança de hábitos – Por que é tão difícil realizar?” e “Entenda o que fazer para eliminar a autossabotagem de sua vida

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *