Padrões de sucesso: você consegue identificá-los ao ver uma pessoa bem-sucedida? Acredite, após a leitura deste texto, você vai perceber o quanto são atitudes e pensamentos evidentes e que, inclusive, nós mesmos sabemos como aplicá-los em nossas respectivas rotinas!

E sabe por quê? No geral, nós somos os vilões da conquista de nossos objetivos e metas. Praticamos, muitas vezes sem percebermos, a autossabotagem, e nos prendemos a determinados ciclos que apenas nos fazem perambular em círculos. Enquanto isso, os padrões de sucesso são a bússola que você precisava para despertar o senso de realidade e mudar, de uma vez, esses padrões tão prejudiciais, atualmente.

Vamos ver, então, como aplicá-los na sua vida? Basta seguir com a leitura deste artigo!

 

Por que quebrar os ciclos emocionais negativos?

Primeiramente, os padrões de sucesso têm em comum algo, independentemente de qual seja o fator: disciplina para quebrar um ciclo. Ele, no geral, é algo emocional que interfere diretamente na realização e manutenção dos nossos objetivos.

Por exemplo: existem pessoas que perdem peso e, após uma crise (que pode ter qualquer origem), elas recuperam tudo o que haviam liquidado com dietas e/ou exercícios. Ou, até mesmo, os profissionais que ficam estagnados em suas carreiras porque tiveram um revés (como uma promoção não conquistada).

Isso tudo tem causa específica na maneira com a qual agimos e reagimos às coisas ao nosso redor. Com mais autoconhecimento, aprendemos a quebrar esses ciclos emocionais negativos e encaramos as adversidades para que tenhamos, gradualmente, o sucesso almejado.

 

Quais são os 10 padrões de sucesso?

Agora que já vimos o quanto é importante romper com os ciclos que nos movimentam, mas deixam-nos no mesmo lugar, vamos identificar algumas das ações em comum entre as grandes pessoas de sucesso pessoal e profissional!

 

1. Aceite as mudanças

Mudanças vêm acompanhadas de resultados — não as mesmas ações e os mesmos pensamentos insistindo, vez após vez, esperando que o resultado seja diferente.

Por isso, vale a pena observar quais são os comportamentos que você tem persistido e que não contribuem com o desenvolvimento de um desejo que você tenha. Com isso, é possível não apenas aceitar as mudanças — inclusive, aquelas cujo resultado difere com o planejado —, mas a buscá-las. Seja a mudança, todos os dias, para encontrar novos padrões de sucesso no seu dia a dia.

 

2. Liste os seus projetos

O sucesso não vem ao acaso. Por isso, por que esperar para que ele se manifeste? Tenha inteligência emocional para adicionar as suas prioridades e desejos para aprender, continuamente, a alcançá-los.

Por meio desse planejamento particular, você consegue definir prazos, metas menores e também diagnosticar alguns desafios no percurso — e, convenhamos: pode fazer toda a diferença para contornar e antecipar todo tipo de situação imprevista.

 

3. Aprenda a perdoar

Padrões de Sucesso

Seja na vida pessoal ou profissional, ocasionalmente vamos nos deparar com conflitos. Às vezes, essas situações prejudicam os nossos planos e podem afetar-nos de diferentes maneiras.

Só que, em vez de apegar-nos a essa sensação de frustração e culpa — mesmo que seja direcionada aos outros —, aprenda a perdoar. Esse é um dos grandes padrões de sucesso porque as lições aprendidas, por mais amargas que sejam, ensinam algo.

E se você consegue perdoar quem fez mal, direta ou indiretamente, também fica mais fácil seguir o seu caminho deixando os sentimentos ruins para trás.

 

4. Reconheça suas falhas

Mais uma vez, o autoconhecimento se mostra relevante para absorver os padrões de sucesso na sua vida. Se algo não ocorreu como o esperado, reavalie o acontecido e tire as lições dele. 

Afinal de contas, aprendemos sempre com os erros e frustrações. Na próxima tentativa — e é importantíssimo que tenha uma nova tentativa —, você terá muito mais informações sobre como proceder e evitar que as falhas persistam.

 

5. Inspire-se em mais pessoas e seus padrões de sucesso

Tenha referências, pessoas modelo que servem como inspiração para você. Por meio disso, você aprende comportamentos, atitudes e pensamentos que contribuíram para alçá-las ao sucesso. 

Consequentemente, podem ser questões que também vão guiar você rumo à conquista de suas metas e objetivos!

 

6. Organize a sua rotina

Sabemos que a vida é corrida e bastante atribulada. Só que é fundamental ter comprometimento com os seus desejos e aspirações. Como falamos, os padrões de sucesso têm tudo a ver com disciplina.

Por isso, tenha uma agenda e dedique períodos específicos, do seu tempo livre, para dedicar-se à sua grande meta e desenvolver, gradualmente, as ações capazes de levar você ao sucesso.

 

7. Tenha entusiasmo

Se você não demonstra apreço, interesse e entusiasmo nos seus sonhos, quem mais faria isso?

Ao compartilhar suas aspirações com amigos e familiares, mostre o quanto é importante para você. Peça ajuda, ouça conselhos e explore diferentes perspectivas com frequência. Isso tudo ajuda a compor um quadro completo do seu planejamento e, consequentemente, favorece a admiração dos outros em sua busca por um objetivo maior na vida, seja ele pessoal ou profissional.

 

8. Não tenha medo de errar

Antes mesmo de reconhecer as falhas, que mencionamos em um tópico acima, é importante não ter medo de errar. Pois é isso que costuma paralisar-nos, fazer com que aceitemos a mesma posição incômoda e que deixemos a estagnação dominar os pensamentos e atitudes.

Erre. Evite o erro, mas não tema-o caso ele apareça. Quando a frustração surgir, use-a com sabedoria e tenha novas ideias. Muitas vezes, uma falha pode ser a oportunidade para acertos até então impensados.

 

9. Invista mais em você

Faça aulas de marketing pessoal, desenvolva-se profissionalmente e nunca dê-se o gostinho de satisfação por acreditar não aprender mais nada de novo. 

Estamos sempre aprendendo, e com todas as pessoas — e a todo instante. Por isso, invista em você por meio de cursos ministrados por especialistas, mas também no dia a dia. Tenha empatia receptividade e permita-se inspirar em pessoas e situações do cotidiano.

Isso tudo ajuda a moldar a pessoa que você é e almeja ser.

 

10. Não negligencie tudo em nome dos seus sonhos

Aí está um dos principais padrões de sucesso: não tenha obsessão por algo. Ou melhor: tenha, mas não negligencie os outros aspectos de sua vida. 

Um exemplo disso são as pessoas que revogam o tempo com os familiares em busca de uma promoção no trabalho. Tenha obstinação, mas com cuidado para não jogar todas as suas outras conquistas em um buraco de esquecimento.

É importante ter equilíbrio e aprender a cuidar de todas as vertentes de sua vida de maneira harmônica. Afinal de contas, entre os padrões de sucesso existe o elemento de cuidar de si próprio. E isso só acontece quando você tem o autoconhecimento necessário para ter equilíbrio. Essa é a chave!

 

E aí? Gostou do conteúdo?

Coloque sua opinião nos comentários. 😉

Até o próximo artigo!

👉 Artigo adaptado do original publicado em Febracis Blog.

👉 Acesse também os artigos: “Gestão do tempo e produtividade: 9 formas de conseguir na prática” e “Engajamento e Inteligência Emocional: A liderança na pandemia

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *