“Trabalho em equipe é unir várias formas de pensar para um só objetivo”.

Mario Pinheiro

Desde a pré-história, os homens perceberam que possuíam algumas diferenças entre si. Alguns demonstravam mais habilidade para caçar, outros para pescar, e assim por diante.

O fato é que a humanidade identificou que, se cada pessoa executasse um trabalho, o grupo ao qual essas pessoas pertenciam obteria resultados mais expressivos do que se cada membro trabalhasse isolado.

Assim é a vida em sociedade. Cada um de nós tem os seus próprios saberes e competências específicos e, por isso, complementamo-nos uns aos outros. É com esse somatório de habilidades que a humanidade se fortalece enquanto grupo.

Portanto, o ser humano é naturalmente social, pois precisamos uns dos outros. Isso se vê nas escolas, nas universidades, nos ambientes de trabalho e até mesmo dentro de casa.

Para que você consiga estimular o trabalho em equipe por onde passar, confira as 7 dicas a seguir.

 

1. Conheça as pessoas do seu time

Se você é um líder, seja em casa ou no trabalho, é essencial que você conheça muito bem as pessoas que compõem a sua equipe.

Quais são os traços da personalidade delas? Em que elas são experientes? Que tipo de conhecimentos possuem? Quais são as suas principais competências e habilidades?

Com um conhecimento aprofundado sobre cada indivíduo, fica mais fácil extrair o que eles podem oferecer de melhor.

É com esse conhecimento que os líderes atribuem funções adequadas a cada pessoa, de acordo com as suas competências.

Assim, você não correrá o risco, por exemplo, de colocar alguém inseguro ao falar em público para fazer uma apresentação persuasiva a um possível investidor.

Conhecer as pessoas que trabalham com você, contudo, não se limite a analisar os seus currículos, mas também observar, no dia a dia, quais são as características predominantes nelas.

 

2. Estimule a cultura da colaboração

People First

Ainda hoje, existem empresas que estimulam o individualismo. Nelas, cada funcionário tem a sua mesa e a sua lista de obrigações.

Os horários são seguidos à risca e, se alguém não deu conta do seu trabalho, deve arcar com as consequências. É cada um por si e ponto final.

Esse tipo de organização perde muita produtividade pelo simples fato de que os funcionários não são orientados a ajudarem-se uns aos outros.

Se alguém não deu conta de uma tarefa, talvez o funcionário que se senta ao lado dessa pessoa tivesse o conhecimento necessário para ajudá-la.

Para que isso não ocorra, estimule e reconheça os méritos de quem oferece ajuda aos colegas.

Ajudar alguém não significa tomar aquela tarefa para si, mas apenas oferecer os seus conhecimentos para tornar a atividade mais fácil.

Da mesma maneira, alguém no futuro, poderá também ajudá-lo quando necessitar.

Mostre às pessoas que trabalham com você que quando todos se ajudam e compartilham o que sabem, tudo fica mais fácil e mais rápido.

 

3. Respeite as diferenças

Este item é algo óbvio e talvez nem precisasse aparecer nesta lista, se as pessoas recebem uma educação de qualidade desde a infância.

No entanto, ainda hoje, é preciso ensinar pessoas adultas que devemos respeitar as diferenças.

Ao longo da vida, precisamos trabalhar com indivíduos de diferentes idades, origens, pensamentos, valores, conhecimentos, personalidades, religiões, etnias, orientações sexuais, crenças políticas, enfim, visões de mundo.

Todas as pessoas, sem qualquer tipo de exceção, precisam ser respeitadas. Você não precisa concordar com a opinião dela, mas deve entender que ela tem o direito de ser quem é, assim como você.

Se alguém tiver uma ideia diferente da sua, argumente, converse, troque ideias com sensatez e riqueza de conteúdo, mas não queira apenas estar sempre certo.

Se alguém o desrespeitar, não dê o troco na mesma moeda, pois isso só contribuirá com o surgimento de um grande conflito.

Converse com a pessoa e, se não resolver, dirija-se ao líder da equipe. Qualquer intolerância não deve ser tolerada!

 

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4. Incentive o diálogo

Trabalho em Equipe

Por falar em conversa, é importante que as pessoas entendam que o diálogo é a melhor maneira de conduzir um trabalho em equipe.

É por meio das conversas que as dúvidas são esclarecidas e que as pessoas sabem o que cada um está fazendo para que não haja desencontros e confusões.

Se houver algum problema, estimule os colegas a conversarem diretamente com quem esteja envolvido.

Não crie “telefones-sem-fio” em que várias pessoas são envolvidas num conflito, pois isso só dificulta a resolução dos problemas.

Por fim, lembre-se de que na comunicação, seja ela falada ou escrita, precisamos ser objetivos, claros e respeitosos.

Questione-se sempre: essa mensagem está clara? Ela é objetiva? Ela não ofende ninguém? Se as respostas forem afirmativas, é sinal de que a sua comunicação tem sido eficaz.

Aja dessa forma e estimule os colegas a fazerem o mesmo.

 

5. Ensine que a equipe é uma grande engrenagem

Se você deseja estimular o trabalho em equipe em casa, no trabalho, no grupo de estudos ou na sua comunidade, lembre-se da metáfora da engrenagem.

Uma engrenagem é um sistema composto por diversas peças. Cada uma delas tem uma função específica.

Se uma delas falha ou deixa de cumprir corretamente a sua função, as outras peças podem ficar sobrecarregadas até que o sistema entre em colapso.

O trabalho em equipe é exatamente como uma engrenagem. Cada pessoa tem uma atividade específica a ser desenvolvida, mas aquilo que um faz afeta o trabalho do outro, afinal de contas, o que se vê é a produção do grupo como um todo, e não de um único indivíduo.

Por isso, é muito importante que todo e cada colaborador tenha disciplina, dedicação e conhecimento para fazer um bom trabalho, sem prejudicar ninguém.

Se alguém tiver alguma dificuldade, deve comunicar o grupo para que o problema seja resolvido o mais rápido possível.

 

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6. Seja um líder ativo

Se você estiver em posição de liderança, saiba que o seu papel é muito maior do que apenas dar ordens. Cabe a você estimular o espírito de cooperação e de trabalho em equipe nos membros do time.

Para que isso aconteça, você precisa fazer reuniões com o grupo, explicar como será a atividade que será executada, qual é o seu objetivo e quem ficará responsável por qual tarefa.

Nessa fase, é muito importante que você esclareça dúvidas, receba sugestões e instrua adequadamente todos os envolvidos.

Depois, no dia a dia de execução das tarefas, seja um líder presente. Preste auxílio aos colegas, incentive-os à ajuda mútua e mantenha as suas motivações em alta.

 

7. Faça do feedback uma rotina

Feedback

Por fim, o feedback, em âmbito corporativo, é uma resposta avaliativa do líder sobre o desempenho dos seus funcionários.

O ideal é que esse momento seja conduzido numa reunião particular.

Nela, o líder reforça ao funcionário tudo aquilo que era esperado dele, detalhando todos os pontos em que o seu desempenho alcançou/superou as expectativas, bem como aqueles em que a performance ficou aquém das metas.

Toda crítica que se faça nesse momento deve ser detalhada e construtiva, oferecendo ao colaborador sugestões de como melhorar. Essa reunião deve ser sempre conduzida com franqueza e respeito por aquele ser humano.

Méritos devem ser reconhecidos e falhas devem ser corrigidas, mas sempre mantendo a confiança, a autoestima e a motivação dos colaboradores.

Quando o feedback é feito de tempos em tempos, fica mais fácil acompanhar a evolução de cada membro da equipe.

Além disso, eles sentirão que você, enquanto líder, confia em suas capacidades e se preocupa com o desenvolvimento de cada um deles.

 

Agora, e você? O que pensa sobre o trabalho em equipe?

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Leve estas dicas a seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas!

 

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